Antevisão Semanal – 04 a 08 Dez 23 

Segundafeira 

A semana começa com um discurso do Presidente do Banco Central Europeu (BCE) em Paris. Embora não se trate de um anúncio oficial, os investidores estão atentos, tentando interpretar possíveis orientações para a política económica. 

No final do dia, todas as atenções estarão viradas para a taxa de inflação subjacente de Tóquio, que se espera que desça ligeiramente. Esta seria uma boa notícia para o Banco do Japão, que poderia evitar grandes ajustes na sua política monetária. 

Terçafeira 

A China abre o dia com o PMI de Serviços Caixin, que deverá manter-se acima dos 50 pontos, um sinal positivo. Uma descida abaixo deste limiar poderá suscitar preocupações quanto à saúde económica da China. 

O Banco da Reserva da Austrália anunciará a sua decisão sobre a taxa de juro, que se encontra atualmente em 4,35% e que deverá manter-se em suspenso. 

Dos Estados Unidos, teremos o PMI dos Serviços, que tem mantido uma tendência robusta e deverá continuar a aumentar, e o JOLTS Job Openings, um importante indicador da saúde económica, excluindo o sector agrícola. 

Quarta-feira 

A Austrália divulgará os dados trimestrais e anuais do PIB, prevendo-se que o crescimento trimestral seja estável, mas que o crescimento anual seja mais moderado. 

O Governador do Banco de Inglaterra, Bailey, dará uma conferência de imprensa. Dada a atual fragilidade da economia do Reino Unido, mesmo com o recente abrandamento da inflação, espera-se que os seus comentários sejam altamente relevantes. 

Por último, o Banco do Canadá anunciará a sua decisão sobre a taxa de juro, num contexto de descida da inflação. Espera-se que a taxa, atualmente em 5,00%, permaneça inalterada. 

Quinta-feira 

Num dia mais calmo, apenas os pedidos de subsídio de desemprego dos EUA se destacarão, não se prevendo alterações significativas. 

Sexta-feira 

O destaque de sexta-feira vai para os dados sobre o emprego nos EUA, incluindo a taxa de desemprego, as expectativas dos consumidores e a inflação. 

Por fim, a China divulgará os dados da inflação do consumidor e do produtor, que é importante lembrar que se manteve em território negativo devido ao baixo consumo. 

Visite o Disclaimer para mais informações.