Conferência BCE 9 Setembro 2021

Esta conferência do Banco Central Europeu não trouxe grandes surpresas. Poderia-se dizer que o discurso da Presidente Lagarde foi bastante positivo. Mencionou a crença do BCE na forte possibilidade da subida acentuada que se tem registado nos últimos meses ser passageiro, no entanto admitindo a possibilidade de ultrapassar o objectivo de 2% momentaneamente.

Mostrou também uma abertura a uma flexibilização das ferramentas monetárias em vigor de maneira a encontrar uma estabilização da inflação. Prometeu também fazer os possíveis para manter condições económicas favoráveis para que a recuperação económica perdure.

Como mencionamos inicialmente, Lagarde não trouxe surpresas, anunciando que o BCE irá manter as taxas de juro de referência inalteradas. Decidiu também reduzir moderadamente o seu programa de compra de activos neste trimestre final e que em Dezembro irá ser revisto o programa ou possivelmente recalibrado. Existe também a forte possibilidade de um corte mais pronunciado no seu programa devido a crescentes pressões inflacionarias.

Visite o Disclaimer para mais informações.