Demonstrações Financeiras – Balance Sheet

A balance sheet, ou balanço patrimonial, é composta por assets, bens, liabilities, dívidas, passivo e shareholders’ equity, património liquido. Esta demonstração tem o seu nome graças ao facto de o total de um lado ter que ser equivalente ao outro, ou seja, tem que obedecer à seguinte equação:

Assets = Liabilities + Shareholders’ equity

Assets – Nesta secção do balanço encontra-se qualquer bem de valor que pertence à empresa. São bens que podem ser ou vendidos ou utilizados para criar produto ou riqueza para a empresa. Podem ir desde de bens tangíveis, como veículos, edifícios, inventário, dívidas à empresa e também dinheiro, seja vivo ou em contas ou até mesmo em investimentos, como acções ou obrigações. Existem os bens intangíveis como é o caso de patentes ou direitos por exemplo.

Liabilities – Liabilities são muito basicamente dívidas que a empresa tem. Podem ser do mais variado tipo, como rendas e inventário/matéria prima por pagar, empréstimos a bancos, salários só para dar alguns exemplos.

Shareholders’ Equity – Tem este nome porque se todas as dívidas fossem saldadas, o restante seria dos accionistas, shareholders. Por vezes é usado o termo net worth, ou book value para descrever este valor.

No seguinte exemplo podemos ver a balance sheet da Google:

Fonte: finviz

Como podemos ver, os assets estão divididos em duas grandes secções, current assets, activos correntes, que são activos que podem ser convertidos em dinheiro no espaço de um ano como inventario. Os restantes são os long-term assets, activos de longo termo, activos que exigem um período de tempo maior que um ano para serem convertidos em dinheiro como por exemplo, edifícios. Esta secção está listada por ordem de liquidez. Ou seja, o quão rápido é possível converter os activos em dinheiro.

No caso das liabilities, estão organizadas por data de vencimento. Estão também divididas por current liabilities, dívidas correntes, dívidas que irão ser saldadas dentro de um ano e em long-term liabilities, dívidas que serão saldas num período de tempo superior a um ano.

Conclusão

Em conjunto com outras demonstrações, a balance sheet é vital para compreender como a empresa tem utilizado o seu capital. Especialmente utilizando alguns rácios financeiros como debt-to-equity e current ratio para determinar a evolução de uma empresa e poder compara-la com outras empresas do mesmo sector.

Estes rácios e as outras demonstrações de resultados é algo que iremos aprofundar em próximos artigos de forma a melhor decidir a compra ou não de uma determinada acção.

Visite o Disclaimer para mais informações.