Destaques do Dia – 07 Nov 23

Macroeconomia e Bancos Centrais 

Banco Central da Austrália volta a subir a taxa de juro depois da inflação mostrar sinais de resistência em ceder mais. Embora tenha deixado a porta aberta para mais subidas, o discurso deu a entender que à partida esta subida deve ser necessária para ceder a inflação. 

Membros da FED vieram dizer que o banco central ainda não terminou o trabalho e que ainda há muito por fazer, que a inflação ainda está em valores demasiados elevados. E que taxa de juro irá se manter elevada por um período longo. 

Mercado de Dívida 

Yields da dívida cederam terreno em dia que os mercados continuaram a negociar acreditando que a FED terminou as subidas e pode vir a falar em cortes. Na nossa opinião uma subida ainda está em cima da mesa e cortes não acreditamos que seja tema tão cedo. 

Mercado Acionista 

Europa no vermelho e EUA em ligeiros ganhos com o sentimento de risco na europa a pesar devido ao fraco desempenho da economia europeia. Também pesa a ideia de uma possível subida adicional da taxa de juro. Nos EUA ainda se sente algum do otimismo da semana passada, mas encontra-se numa zona vital em que os próximos movimentos de subida ou descida vão depender dos discursos desta semana de membros de bancos centrais. Mantemos o nosso outlook negativo para o mercado acionista. 

Ferrari anuncia que vai continuar o seu programa de compra de ações próprias. 

Lucro da gigante petrolífera Saudi Aramco caiu 2% devido à queda nos preços da energia assim como nos volumes. 

Pfizer vai despedir 781 trabalhadores depois de a empresa cortar nas previsões de vendas para o ano atual. 

Mercado Cambial 

Dólar ganha algum terreno face às suas contrapartes, aliviando o ritmo da recente correção, mas o nosso outlook embora seja positivo para médio prazo, no curto prazo é neutro. 

AUD perde força depois da subida da taxa de juro devido às declarações do banco central que dão a entender, apesar de deixar a porta aberta a mais subidas, que pode não ser necessário. 

Mercado Mercadorias 

Preço da energia, em particular do Brent desce ligeiramente abaixo da zona de suporte dos 82 devido aos dados económicos vindos da China não serem muito animadores. Apesar dos cortes na produção puxarem para um lado e os dados económico para outro, a perceção de risco em torno do medio oriente tem baixado. Na nossa opinião o preço da energia ainda pode reagir em alta, mas serão necessários mais cortes ou um aumento da noção de risco no medio oriente. 

Mercado Cripto 

Mercado cripto continua a consolidar das recentes subidas, a Bitcoin a ter dificuldades em romper em alta. No que toca à Bitcoin é difícil de perceber se o preço já pode estar no limite devido ao sentimento de ser certa a aprovação dos ETFs. De forma geral o mercado cripto continua a apresentar volume de negociação muito abaixo dos tempos do bull market e da primeira metade do ano. 

Visite o Disclaimer para mais informações.