Destaques do Dia – 17 Jan 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto. 

Macroeconomia e Bancos Centrais 

Ásia 

  • China cresce menos do que esperado com o valor a ficar nos 5,2% vs 5,3% esperado, a produção industrial subiu dos 6,6% para os 6,8%, mas é nas vendas a retalho que as preocupações surgem com o valor a cair dos 10,1% para os 7,4% num país que aposta muito no consumo interno. 

Europa e Rússia 

  • Inflação no Reino Unido sobe dos 3,9% para os 4%, já a inflação core a ficar nos 5,1% acima do esperado de 4,9%, levantando dúvidas quanto ao timing de cortes por parte do banco central do Reino Unido. 
  • Membro do ECB aponta para um aumento da competitividade por liquidez no sistema bancário europeu. 

América do Norte 

  • Vendas a retalho nos EUA crescem mais do que esperado devido a época de Natal com o valor geral a ficar em 0,6% face ao esperado de 0,4% e de 0,4% vs esperado de 0,2% na vertente core. 

Mercado de Dívida 

Europa e Rússia 

  • Yields da dívida soberana por toda a Europa e Reino Unido a subir com as dúvidas a aumentar em relação aos cortes da taxa e juro. Estas dúvidas surgem depois de membros dos bancos centrais darem sinal de que esses cortes pode ser mais tarde do que o mercado espera. Estas dúvidas foram impulsionadas pelos recentes dados de subida da inflação. 

América do Norte 

  • Yields da dívida soberana nos EUA ganham terreno impulsionados pelos mesmos motivos de que na Europa, discurso de membros dos bancos centrais e dados de inflação recentes. 

Mercado Acionista 

Ásia 

  • Mercado acionista asiático em terreno negativo devido aos receios em torno da China, levando os mercados chineses a fortes quedas e alimentando o bear market que se faz sentira à mais de um ano e que já retirou 50% do valor ao mercado do país. 

Europa e Rússia 

  • Europa em terreno negativo devido às indicações de membros do ECB e amplificado com o sentimento negativo vindo da China. Destaque para o índice do Reino Unido em fortes quedas devido à subida da inflação. 

América do Norte 

  • Nos EUA os mercados em terreno negativo devido às incertezas da política monetária, mas também a incerteza e outlooks para os resultados das empresas menos positivo do que em 2023. 

Mercado Cambial 

Major Currencies 

  • USD ganha vs as suas contrapartes asiáticas com o AUD, JPY e NZD. Já na Europa acabou a ceder vs GBP devido à inflação e consolidar vs EUR. 
  • YEN continua a desvalorizar vs as suas contrapartes devido às incertezas da política monetária.  

Mercado Mercadorias 

Energia 

  • Brent encerra em terreno positivo depois de passar a maior parte do dia a perder devido aos riscos no Médio Oriente. Apesar de fundamentalmente fazer sentido uma descida no preço, o efeito tensão no Médio Oriente tem esta a suportar os preços. 

Mercado Cripto 

Bitcoin 

  • Bitcoin continua a consolidar da recente queda e termina o dia em terreno negativo. O volume de ações dos fundos num terço do primeiro dia com ligeira quebra face ao dia anterior. Amanhã será publicado o inflow de capital do dia de hoje. Apesar da euforia do primeiro dia podemos estar diante do abrandamento da negociação e também do inflow de capital. 

Altcoins 

  • ETH e a maioria das restante altcoins e terreno negativo devido ao sentimento de apetite ao risco. Ausência de notícias relevantes para alimentar a retórica no mercado cripto também desapareceu com aprovação dos ETFs. 

Visite o Disclaimer para mais informações.