Destaques Macro da Semana – 27 a 1 Mai 2020

Apesar de uma semana anterior relativamente calma nos mercados, temos de dar nota de destaque no sector petrolífero. Foi bastante visível uma enorme reacção de sell-off, devido á pouca procura.E com as reservas de petróleo perto do máximo, não há capacidade de armazenamento. E as petrolíferas não podem deixar de produzir, sob risco tornar os poços inutilizáveis.
Ainda assim este comportamento dos mercados petrolíferos não foi suficiente para gerar grandes impactos nos dados macroeconómicos. Muito provavelmente estes dados serão influenciados pela semana que se avizinha onde teremos eventos macro de maior relevância:

  • Quarta-feira – GDP dos Estados Unidos a mostrar valores negativos de crescimento para o trimestre anterior, assim como declaração conferência de imprensa por parte da Reserva Federal.
  • Quinta-feira – Declaração e Conferência de imprensa do ECB.

Espera-se uma grande volatilidade nestes dois dias. Por um lado, teremos aquilo que se pode chamar um “wait and see” do banco central americano, a Reserva Federal até que se traduzam os efeitos das medidas tomadas, com a declarada intenção de que irão actuar no sentido de fazer o que for necessário para suportar a economia. Por outro, no BCE são esperados mais e concretos detalhes sobre o plano de contenção para a zona Euro. Estes detalhes são fundamentais visto que o BCE é o cerne do Eurosistema e o principal orgão de decisão da União Europeia.

Visite o Disclaimer para mais informações.