Expectativas FOMC – 15 Dezembro 2021

Mais outra reunião da FOMC extremamente importante. Esta, de especial relevo porque será a primeira reunião depois de Jerome Powell finalmente aceitar que a actual inflação não é tão passageira como esperado. Depois de dados recentes terem mostrado uma taxa inflação que não se via à anos é bastante esperado que seja tomada algum tipo de acção.

Com isto em mente, é esperado que o actual programa monetário seja de alguma forma acelerado. Muitos investidores acreditam que irão acelerar a redução de compra de activos. Março é a data esperada do fim desse programa.

Outra medida que é bastante esperada pelos investidores é também um anuncio de subida da taxa de juro central para meados de 2022. No entanto é de referir que isto é apenas uma possibilidade. Pelo menos é esperado que seja apresentado um discurso mais hawkish e uma forte monitorização dos desenvolvimentos económicos.

Em termos de reacção do mercado, os investidores aparentam já ter descontado a redução do programa monetário, mas pode desencadear uma reacção mais relevante caso seja anunciado a subida da taxa de juro central.

Visite o Disclaimer para mais informações.