Expectativas FOMC 16 Junho 2021

À medida que uma subida acentuada na taxa de inflação se torna cada vez mais real, também a possibilidade da Reserva Federal tomar uma acção se torna mais real. Portanto a decisão mais antecipada desta reunião vai envolver a redução, ou não, do programa de estímulos económicos.

Tendo em conta a tendência do Presidente Powell para indicar que esta subida da taxa de inflação será apenas transitória, e da economia ainda precisar de bastante suporte, a decisão de deixar os programas intactos, será a mais provável. No entanto alguns membros não partilham a mesma opinião, e esta divergência pode levar a alguma sugestão no discurso sobre alguma futura mudança nos seus programas monetários, mudança essa que continuaria dependente da melhoria económica consistente.

Se alguns dos comentários de Powell mencionarem uma mudança futura nos seus programas será apenas com uma séria e abrupta melhoria económica. Como tal não aconteceu, como o caso dados de desemprego, um dos principais indicadores económicos, que se mantém em níveis bastante baixos, é pouco provável que veremos alguma mudança num futuro próximo.

Mantém-se a questão de quando a FOMC será obrigada a tomar acção e se quando o fizer será sólido suficiente e de forma atempada.

Visite o Disclaimer para mais informações.