Expectativas FOMC 26 Janeiro 2022

Na anterior reunião da FOMC, o consenso geral foi a mudança de visão da inflação. Durante meses foi afirmado que esta inflação seria apenas transitória, mas na reunião de Dezembro houve uma mudança e aceitaram que teria que ser feito algo.

Com o fim do ano, a inflação exacerbou-se, aliada ao abrandamento económico causado pela variante Omicron, em particular no mercado de trabalho. Isto levou a uma forte reacção no mercado bolsista, com alguns investidores até acreditarem numa maior subida da taxa de juro diretora.

Apesar dos investidores acreditarem numa maior agressividade por parte da FOMC, é algo improvável de acontecer. O cenário mais plausível será a continuação do que foi anteriormente dito, em Março, depois da redução do programa de compra de activos, iniciar o aumento na taxa de juro diretora em 25 pontos. A adicionar a possibilidade de mais duas mudanças na taxa de juro diretora até ao fim de 2022.

Esta reunião vai apenas reforçar o plano delineado em Dezembro, especialmente os dados menos bons do mercado de trabalho irão reafirmar a vontade de não acelerar ainda mais a redução dos seus programas de apoio económico.

Visite o Disclaimer para mais informações.