Neste artigo vimos falar acerca de dois índices americanos, o S&P 500 que agrupa as 500 maiores empresas americanas, assim como o Nasdaq que agrupa as maiores empresas tecnológicas.
O que nos chama atenção nestes dois índices são as divergências em termos de recuperação nas últimas semanas, correção face às quedas que se vêm assistindo este ano no mercado americano.
Em abaixo podemos comparar a evolução de ambos os índices e em destaque a última correção.

Após olhar para estas divergências, chama atenção de as empresas tecnológicas não conseguirem recuperar da mesma forma que um índice mais misto como o S&P 500, o que nos leva acreditar que no próximo ciclo de mercado este índice vai ser mais afetado.
As empresas tecnológicas foram muito beneficiadas graças ao efeito dos confinamentos, com as pessoas a consumir muito a partir de casa, contudo, com o fim dos confinamentos, é expectável que o boom no consumo desse período desapareça.
Além desse fator, temos também o facto de as condições económicas mais apertadas em termos de financiamento das empresas e de consumo por parte dos consumidores, as possa prejudicar mais.
Assim sendo, na nossa opinião, a evolução verificada em X2, referente ao Nasdaq, é mais limitado do que a evolução de X1, referente ao índice S&P 500.
Com isto, acreditamos que o setor tecnológico tem mais potencial de descer no mesmo ciclo que o S&P 500.
Visite o Disclaimer para mais informações.