Inflação EUA – 10 Nov 2022

Era esperado uma descida dos dados da inflação referente ao mês de Outubro, de 8.2% para 7.9%. Mas para surpresa de alguns investidores, essa descida foi ainda mais acentuada, descendo até aos 7.7%

Noticias muito bem vindas para os consumidores americanos que poderão ver um alivio nos preços dos produtos. E também para os investidores, acreditam que com esta descida poderá o ser o tão esperado sinal para uma mudança na política monetária da Reserva Federal. Alguns analistas já começaram a especular na possibilidade de o pico da inflação ter sido atingido.

Os mercados accionistas reagiram muito positivamente com os principais índices a ganharem terreno.

Mas acreditamos que esse pensamento ainda é muito prematuro. Para se ver uma maior indicação disso seriam necessários mais dados da inflação descendentes nos próximos dois meses.

E tendo isso em consideração também é bastante improvável que se verá uma mudança drástica na política monetária da Reserva Federal. No entanto pode ser esperado uma subida da taxa de juro de referência mais comedida na próxima reunião, com uma probabilidade de 70/80% de uma subida de 0.5% em Dezembro.

Visite o Disclaimer para mais informações.