Inflação Reino Unido, Canadá. – 16 Nov 2022

Reino Unido

A inflação do Reino Unido volta a ver dados pouco promissores, com outro aumento que leva a inflação até aos 11.1% um máximo dos últimos 41 anos. Representa uma subida de 1% comparando com o mês anterior.

A subida do custo da energia e da alimentação foram a maior influência destes valores, isto apesar de um limite imposto pelo governo no preço da energia para o consumidor.

O novo Ministro das Finanças, Jeremy Hunt, apresentou o novo orçamento com um foco na subida de alguns impostos e cortes na despesa. Esperam que esta decisão irá auxiliar no combate à inflação.

Alguns analistas acreditam que a inflação está muito perto do seu ponto máximo. Mas esperam também que o Banco de Inglaterra continue a sua política monetária e irá aumentar a sua taxa de juro de referência até aos 4.5%, ou perto desse valor.

Canadá

Apesar da subida do preço de combustível e de hipotecas a inflação continuou nos 6.9%. A contribuição positiva foi a descida de preço de alimentos e do gás, o que permitiu manter a inflação.

É de relembrar que a inflação ainda se mantém alta, portanto uma mudança de política do Banco do Canada é muito improvável. A taxa de juro encontra-se nos 3.75% e analistas dão a possibilidade de uma subida de 0.25% ou de 0.50%.

Visite o Disclaimer para mais informações.