Mercado de trabalho Reino Unido – 12 Dez 23 

Os dados mais recentes sobre o mercado de trabalho no Reino Unido mostram que a taxa de desemprego permaneceu estável em 4,2%. No entanto, há uma tendência preocupante, uma vez que as ofertas de emprego diminuíram em 45.000 entre setembro e novembro, levantando questões sobre a resiliência do mercado de trabalho. 

Além disso, a percentagem de indivíduos economicamente inativos manteve-se constante em 20,9%, indicando uma possível paragem na recuperação global do mercado de trabalho. No entanto, o crescimento regular dos salários abrandou ligeiramente, diminuindo para 7,3% em relação aos 7,7% do mês passado, o que é ligeiramente inferior à taxa esperada de 7,4%. 

O Banco de Inglaterra (BoE) manteve as taxas de juro estáveis depois de as ter aumentado 14 vezes. Na sequência da sua reunião de dezembro, espera-se que mantenha a mensagem de que não estão atualmente a ser considerados cortes nas taxas. O banco está preocupado com o facto de o forte crescimento dos salários, especialmente no sector privado, poder prejudicar os esforços para reduzir a inflação para o seu objetivo de 2%, especialmente tendo em conta os desafios económicos mais amplos. 

Embora a atual taxa de inflação na Grã-Bretanha tenha diminuído em relação aos 11,1% do ano passado, ainda se situa nos 4,6%, mais do dobro do objetivo de 2% do BoE. Este facto mantém o banco central vigilante quanto a potenciais pressões sobre os preços na economia. 

Visite o Disclaimer para mais informações.