
Natgas é o conhecido contrato de gás natural dos EUA que serve para negociar o preço deste tipo de energia e serve de referência para o consumo do país.
Fatores Fundamentais
Do ponto de vista fundamental, o gás natural tem uma dinâmica diferente do petróleo, com este produto energético a ser fortemente influenciado pelas temperaturas. Isto acontece devido ao maior consumo ser associado ao aquecimento.
O preço depende da oferta/procura, o fator exportação tem um peso considerável no preço, com os EUA a ser um dos maiores exportadores do mundo de LNG.
Apesar desta dinâmica de oferta e procura, a forte correlação com a evolução das reservas face à previsão do tempo tem sido um dos indicadores mais usados pelo mercado para especular no seu preço.
Por norma as reservas caem para níveis dito baixos por volta de abril, altura em que começam as compras a sério para repor as reservas, e decorrem durante a época de verão para o inverno seguinte.
Pelo lado do consumo também existem fatores a ter em conta, esses fatores são a “produção” de gás natural por parte das empresas que o extraem. Assim como qualquer empresa, sempre que preço cai demasiado existe uma tendência a reduzir a produção de forma a criar alguma escassez e levar o preço a subir. Isto acontece porque se o preço cai demasiado as empresas não tem lucro.
Estes fatores como que vimos acima conciliados com a evolução do preço permite estabelecer zonas potenciais de compra ou venda com maior nível de probabilidade de sucesso.
É importante manter um acompanhamento nas reservas e nas expectativas meteorológicas que tem maior impacto até ao fim da época fria, mas também anúncios ou expectativas de cortes na produção.
Visite o Disclaimer para mais informações.