PMI Serviços/Industrial Zona Euro – 24 Jan 24 

O início de 2024 revelou-se um desafio para as empresas da zona euro, que registaram uma contração da atividade em janeiro. Um inquérito revelou um declínio contínuo da procura, juntamente com o aumento das pressões sobre os preços devido às tensões geopolíticas no Mar Vermelho. 

Apesar de uma ligeira melhoria nas perspetivas da indústria transformadora, o sector continua em território contracionista. No entanto, esta tendência otimista é compensada por uma contração mais pronunciada no sector dominante dos serviços. O Índice de Gestores de Compras (PMI) sugere que a atividade industrial tem estado em território contracionista desde julho de 2022 e continuou a diminuir este mês, embora a um ritmo mais lento. A leitura principal subiu para 46,6, superando as expectativas de uma leitura de 44,8 e sugerindo alguma resiliência no setor. 

As duas maiores economias da união monetária de 20 nações, a Alemanha e a França, registaram uma melhoria nos seus PMI da indústria transformadora, mas tiveram de se debater com um declínio nos seus PMI dos serviços. O PMI dos serviços caiu para um mínimo de três meses de 48,4, não correspondendo às expectativas de um aumento para 49,0, de acordo com uma sondagem da Reuters, salientando os desafios no sector dos serviços. 

Os analistas estão cada vez mais preocupados com a atual fraqueza económica na zona euro, que tem desafiado as expectativas de muitos economistas e do Banco Central Europeu (BCE). Uma sondagem recente da Reuters previu um crescimento de apenas 0,1% para o trimestre, sublinhando a complexidade do panorama económico. 

A inflação é uma preocupação crescente, com os índices de preços dos fatores de produção e dos produtos a aumentarem. O índice de preços na produção subiu de 53,8 para 54,2, o valor mais elevado desde maio do ano passado. Estas pressões inflacionistas podem não estar em conformidade com os objetivos do Banco Central Europeu, que se esforça por fazer regressar a inflação ao seu objetivo de 2%. Os decisores políticos do BCE prestam especial atenção à inflação dos serviços, uma vez que esta reflete as pressões internas sobre os preços. 

Visite o Disclaimer para mais informações.