Previsão semanal – 17 a 21 Out 2022

Segunda-feira

Durante esta semana irá decorrer o congresso do Partido Comunista Chinês, certamente que haverão noticias e políticas de revelo internacional. Em particular o discurso sobre Taiwan e a sua independência.

Outros dados económicos como o outlook do Canadá, que poderá dar algumas pistas sobre futuras políticas monetárias por parte do Banco do Canadá.

Também o Fed Empire state index, um indicador da saúde económica em New York. Previsão deste valor é bastante negativa.

Terça-feira

As atas do Banco da Reserva Australiana serão reveladas, isto pode dar alguma indicação das futuras decisões do Banco. No entanto será bastante provável que irão manter a subir a sua taxa de juro de referência.

Dados como o PIB, vendas e taxa de desemprego da China vão sair durante a manhã de terça-feira. Sendo uma potência económica é sem dúvida prestar atenção à evolução económica da China.

O sentimento económico ZEW é um indicador da saúde económica alemã, por norma o líder Europeu. É lógico assumir que se a Alemanha se encontrar em problemas o resto da Europa seguirá caminho. Previsão negativa para esta semana.

Quarta-feira

A manhã deste dia irá começar com os dados da inflação da zona Euro, do Reino Unido e do Canadá. As previsões para estes valores mantêm-se em linha com os valores anteriores, mas é de notar que mesmo que haja uma diminuição da inflação é bastante provável que os 3 bancos centrais irão continuar a sua subida das respectivas taxas de juro.

Um membro da Reserva Federal irá discursar, espera-se que seja apenas uma pequena actualização da situação económica.

Quinta-feira

Quinta será o dia de dados de desemprego tanto da Austrália como dos EUA. Especialmente de relevo para os EUA tendo em conta que uma das métricas para manter esta política monetária é a forte mercado de trabalho que ainda persiste nos EUA. Espera-se uma ligeira subida nos pedidos de subsidio de desemprego, mas se for em linha com o esperado não será de grande relevo.

Também veremos os números de vendas de casas já existentes, um indicador económico também de bastante relevo. Continuaremos a ver um declínio nas vendas devido à constante subida das taxas de juro.

Sexta-feira

Provavelmente o dia mais calmo da semana. Alguns dados de confiança de consumidor na Europa e no Reino Unido serão os dados de maior relevo. Ambos são esperados com valores negativos, reforçando a falta de confiança existente na economia.

Visite o Disclaimer para mais informações.