RBA sobe taxa de juro – 04 Out 22

O Banco Central da Austrália decidiu hoje subir a taxa de juro em 25 pontos base, 0.25% para 2.6%, onde se encontra actualmente.

Apesar do valor previsto pelos investidores indicar uma subida para 2.85% o Banco Central da Austrália decidiu apenas subir 0.25% em vez dos 0.50% esperados. A razão para esta surpresa foi o facto de a taxa de juro de referência ter subido substancialmente em decisões anteriores, não viram necessidade numa maior subida de momento.

Contudo o Banco Central da Austrália continua com o seu objectivo de reduzir a tentar manter a inflação em valores a rondar os 2 a 3%, utilizando a taxa de juro de referência como ferramenta para tal.

Fonte: www.rba.gov.au

Esta subida menor do que esperada provocou uma desvalorização do dólar australiano e uma valorização do mercado bolsista australiano

É de notar, que é expectável, de acordo com a nossa opinião, que no médio prazo, o mercado accionista australiano continue a desvalorizar até haver uma mudança significativa de política monetária para uma menos agressiva para a sua economia.

Visite o Disclaimer para mais informações.