Resumo BOE – 20 Julho 2022

No seu discurso mais recente, o Presidente do Banco de Inglaterra afirmou que uma subida da sua taxa de juro de referência em 0.50% é uma das opções. Referiu que não é algo que está definido, apenas uma possibilidade e aberta a discussão. É de tomar nota que muitos investidores dão uma probabilidade acima dos 90% de uma subida de 0.50%

Ponderam também reduzir o seu balanço através da venda das obrigações em sua posse. Possivelmente será uma redução entre 50 a 100 mil milhões, algo em linha com as expectativas dos mercados financeiros.

Mencionou que o foco do Banco de Inglaterra continua a ser inflação. Algo que está a ser motivada por várias razões, sendo a guerra na Ucrânia uma das principais causas de um desequilibro entre a oferta e procura.

Os dados mais recentes da inflação no Reino Unido mostram outra subida, tornando este valor de 9.4%, 0.3% acima do expectado, o mais alto dos últimos 40 anos.

A subida de bens alimentares e do combustível foram dois dos principais factores da subida da inflação. Estes dados tornam a probabilidade de uma subida rara de 0.50% para um total de 1.75% ainda mais provável para o Banco de Inglaterra.

Visite o Disclaimer para mais informações.