Resumo da semana 10-14 Maio 2021

EUA

A inflação, a maior preocupação actual de muitos investidores, voltou a ter lugar de destaque ao longo da passada semana. Os dados de inflação apresentados na semana passada foram acima dos valores previstos, obviamente isto acentuou os receios já presentes no mercado Americano.

Este receio afugentou muitos investidores de algumas empresas de Crescimento, onde a subida da taxa de inflação é um factor significativo na previsão de futuros ganhos. Por outro lado, empresas de Valor, empresas já cimentadas e com projectos sem necessidade de crescimento ou evolução, não viram grandes perdas.

No entanto, o Presidente da Reserva Federal Powell, entre outros membros, continua a insistir que a inflação será apenas transitória. Reafirmou também que subidas drásticas da taxa de inflação não os levará a tomar medidas súbitas, e que tais movimentos estão dentro do esperado.

Europa

Actualmente a variante da India é o maior risco para o controlo pandémico, obrigando a Comissão Europeia a recomendar os países Europeus a controlar e limitar as viagens não essenciais com a India.

Economicamente, tem havido alguma evolução na Europa. As minutas da última da reunião da BCE revelam que não se mostram muito preocupados com uma possível subida da taxa de inflação e até fizeram revisões pela positiva de algumas previsões para 2021.

Ásia

Devido à grande volatilidade sentida no mercado bolsista Americano, a bolsa Japonesa acabou por reflectir esse sentimento, o que originou uma descida razoável. Para adicionar a este sentimento, o COVID-19 obrigou o Governo Japonês a modificar o estado de emergência, irá prolongar-se nas prefeituras actuais, e também estender-se a outras prefeituras que se encontram em situações igualmente preocupantes.

Ao contrário da maior parte dos mercados bolsistas, o Chinês subiu. Muito em parte graças à quantidade de investimento internacional a fluir para a economia Chinesa e ao facto da inflação não ser grande motivo de preocupação na China.

Visite o Disclaimer para mais informações.