Resumo da semana 12-16 Abril 2021

EUA

O plano de vacinação nos Estados Unidos da América parece estar extremamente bem encaminhado, e o mesmo se pode dizer do mercado bolsista. Por semanas consecutivas, os índices bolsistas não parecem abrandar, atingindo novos máximos históricos repetidamente. Os relatórios de ganhos de alguns grandes bancos Americanos foram um dos impulsionadores dos índices, a adicionar a esse sentimento há também a boa performance do sector de seguros e farmacêutico.

Outro factor positivo foi a melhoria de dados industriais e os bons dados de consumo, que continuam a melhorar todas as semanas graças à abertura de vários estabelecimentos. Este conjunto de boas notícias conseguiu acalmar os investidores, que parecem ter esquecido as suas preocupações inflacionárias.

Europa

Os mercados bolsistas Europeus, como sempre, parecem mostrar a mesma resiliência dos americanos, problema é que a sua economia não o reflecte. Na Europa a pandemia não parece abrandar em alguns países, com a Alemanha a aprovar novas medidas mais extremas se existir necessidade para tal em determinadas zonas.

Neste péssimo cenário Europeu, onde uma escassez de vacinas está a limitar severamente a recuperação económica, o Reino Unido está a avançar a olhos vistos com o seu plano de vacinação e melhoria económica. Tanto que certos dados económicos sofreram uma revisão para valores melhor do que esperado.

Ásia

Apesar de da subida de casos de COVID-19 nas duas maiores cidades Japonesas, Osaka e Tóquio, Haruhiko Kuroda, Governador do Banco do Japão tem perspectivas económicas positivas para a recuperação económica. Em particular graças aos comentários de Jerome Powell a reafirmar a não subida de taxas de juro centrais no futuro próximo, aliado a bons dados económicos da China e EUA, fortes parceiros económicos do Japão.

Da China não há muitas notícias de relevo esta semana, apenas o facto de os dados económicos Chineses serem bastante positivos, com especial destaque para as exportações, e vendas de retalho, que foram superiores ao anteriormente previsto.

Visite o Disclaimer para mais informações.