Resumo da semana 19 a 23 Abril 2021

EUA

Foi uma semana com algumas subidas e descidas, porque apesar de um sentimento positivo por parte dos investidores, algumas notícias vieram de alguma forma preocupar alguns participantes do mercado. O anúncio da Administração Biden do objectivo de aumentar impostos para quem ganha mais de 1 milhão de dólares anuais, de forma a subsidiar outros programas do Governo, não foi muito bem recebido no mercado bolsista. Isto aliado ao facto de algumas empresas como a Netflix terem revelado resultados que ficaram aquém do esperado, causou uma pequena correcção accionista.

Por outro lado, os pedidos de desemprego semanais observaram uma descida, e chegaram ao seu valor mais baixo desde do início da pandemia. As taxas de juro das obrigações do Tesouro a 10 anos parecem terem diminuído e estabilizado pelos 1.55%, apesar disso, 1.55% continua a ser um valor algo alto.

Europa

Devido ao medo criado pelo lento ritmo da vacinação na Europa, observou-se nas bolsas Europeias uma ligeira descida. Para adicionar a essa incerteza económica, Christine Lagarde, Presidente do BCE, comentou que ainda é cedo demais para modificar a política monetária devido ás várias incertezas causadas pela pandemia e de forma a manter os custos de empréstimos baixos.

Infelizmente não se constataram muitas boas noticias para além de um par de indicadores de saúde económica, ligeiramente melhores do que esperado. Em contraste, a Alemanha prevê um aumento bastante significativo do seu défice.

Ásia

Foi uma semana algo preocupante para o Japão, com um aumento nos casos de COVID-19 bastante acentuado, o Governo Japonês viu se obrigado a expandir as suas medidas de combate à pandemia. Isto obviamente aumentou a incerteza económica, tendo em conta que o continuo aumento de casos pode levar a medidas ainda mais severas de confinamento.

A China parece ser o único vencedor económico desta semana. Viu um avanço no seu mercado accionista,  com uma subida algo relevante, em parte graças a novas medidas de regulação por parte do Governo Chinês, algo que foi visto com bons olhos.

Visite o Disclaimer para mais informações.