Resumo da semana 22-26 Fevereiro 2021

EUA

O aumento das taxas de juros dos títulos de Tesouro Americanos e o medo da possível subida da inflação causou uma momentânea fuga de activos de rendimento variável como as acções e obrigações. Esses medos levaram os investidores a assumir que a subida de inflação levaria o Banco Federal a remover os estímulos fiscais e subir as taxas de juro mais cedo do que o previsto. Isto obrigou a uma resposta por parte do Presidente do Banco Federal, Jerome Powell, para reforçar a posição do banco, que ainda demorará pelo menos 3 anos com boas melhorias económicas até haver uma subida das taxas de juro.

O Congresso finalmente passou o novo pacote de medidas fiscais de apoio no valor de 1.9 triliões de dólares. Resta agora o Senado aprovar este pacote, preferencialmente antes do dia 14 de Março, data de quando expira o pacote actualmente em vigor. Infelizmente a subida de salário mínimo que alguns Democratas tentavam fazer passar, não vingou nesta lei e foi descartada.

Europa

Algo similar aconteceu nos mercados bolsistas da Europa, em grande parte pelas mesmas razões. Felizmente o Reino Unido já apresentou o seu plano de desconfinamento gradual, que terá início em 8 de Março e acabará no 21 de Junho, onde é esperado quase todas secções da economia estarem abertas em 17 de Maio.

Por outro lado, a Presidente da Comissão Europeia veio a publico dizer que as próximas semanas serão algo difíceis, especialmente devido ao plano de vacinação que continua algo lento. Dados recentes mostram que apenas 6.4% da população da União Europeia recebeu a vacina para o COVID-19.

Ásia

Tanto economicamente como no que envolve a pandemia, o Japão mostrou sinais de melhorias, com aumento de procura de produtos fora do país, que irá aumentar as exportações. Também foi levantado o estado de emergência em várias prefeituras Japonesas, algumas até mais cedo do que esperado, graças à diminuição de casos COVID-19.

Pelos lados da China não há muito a reportar, sendo o principal o futuro congresso do principal partido Chinês, Congresso Nacional do Povo onde será revelado os planos para futuro desenvolvidos económicos para 2021.

Visite o Disclaimer para mais informações.