Resumo da semana 22-26 Março 2021

EUA

Apesar de um início bastante atribulado, incrivelmente, o mercado bolsista conseguiu acabar a semana a atingir pontos mais altos em alguns dos seus índices principais. Os factores que contribuíram para esse efeito foram dados económicos como as compras de casas e o consumo viram uma quebra significativa, algo que pode vir a pesar na economia se essa tendência não quebrar.

Para não variar, a montanha russa que é a pandemia continua a pesar nos mercados, e de notar também, um evento algo inesperado, um dos maiores navios do mundo encalhou num Canal de Suez. Este canal é de tamanha utilidade que se tornou uma das rotas marítimas mais importantes do mundo, o que pode ter levado a criar alguma preocupação nos investidores, especialmente considerando que passa mercadoria numa base diária com valores a rondar as centenas de milhões.

Europa

O maior problema na Europa é actualmente um de fornecimento de vacinas, onde a Comissão Europeia está a ameaçar impedir a exportação de vacinas. E faz esta consideração devido luta constante pelas vacinas com o Reino Unido, um país que parece estar muito mais avançado no processo de vacinação. Espera-se que no futuro próximo, se chegue a um acordo mutuamente vantajoso sem a necessidade de medidas extremas.

Infelizmente, e imagino que sem surpresa para muitos, os casos de COVID-19 continuam a aumentar em alguns países da Europa, como a França, Bélgica e Alemanha, o que por sua vez os obriga a aumentar as medidas de confinamento.

Ásia

No Japão os casos de COVID-19 não aparentam ter a dimensão da Europa, mas mesmo assim, os investidores preferem ser cautelosos e manter as esperanças de recuperação algo subjugadas. O relaxamento das medidas de confinamento trouxeram boas noticias para o Japão, mas a situação internacional continua a preocupar os investidores.

Esta semana o banco central da China anunciou que não vai fazer grandes mudanças nas suas políticas monetárias, algo que agradou os investidores e trouxe uma pequena recuperação no mercado bolsista chinês pelo fim da semana.

Visite o Disclaimer para mais informações.