Resumo da semana 23-27 Novembro 2020

EUA

Os índices bolsistas tiverem sem dúvida uma semana excelente, com o Dow Jones a atingir um novo máximo histórico. O que veio trazer este optimismo ao mercado foram boas noticias, tanto da esfera política como na frente das vacinas na luta contra a pandemia. Politicamente, a Administração Trump finalmente aceitou iniciar o processo de transição o que aliviou os mercados. Também a escolha de Janet Yellen para Secretária do Tesouro para a administração de Joe Biden trouxe algum descanso aos mercados, principalmente por Janet Yellen ser alguém bastante capaz e a anterior Presidente da Reserva Federal. No que toca a vacinas, continuam a aparecer cada vais mais farmacêuticas com as suas vacinas com grande grau de eficácia, e países com estratégias de todo processo de vacinação já planeados.

Infelizmente, o Senado continua num impasse na aprovação de novos estímulos económicos, apesar de haver alguns indícios de compromissos, com a pressão de ambos Trump e Biden para chegarem a um acordo.

Europa

Como sempre, o mercado bolsista europeu volta a reflectir os movimentos Americanos. No entanto, essa euforia foi algo mais comedida, tenda em conta a situação Europeia. A Alemanha e o Reino Unido estenderam as suas medidas de confinamento, com o objectivo de chegar ao mínimo de casos activos até haver vacinas em circulação.

Houve uma contracção na produção industrial, devido a um menor consumo. De igual forma, houve também um declínio no sector de serviços causado pelas restrições aplicadas pelas medidas de confinamento.

Ásia

No Japão houve um crescimento bolsista, isto apesar de o número de casos de infecções aumentou diariamente, onde chegou a um novo máximo histórico de cerca de 2500 casos em apenas um dia. O governo japonês tenta actualmente mitigar a propagação do vírus aconselhando as pessoas a evitar viagens para as áreas de maior número de infectados. Fazem este pedido com esperanças de evitar um novo estado de emergência e um conjunto de medidas obrigatórias.

A China esta semana não tem muito a reportar, com apenas uma ligeira subida do seu mercado bolsista.

Visite o Disclaimer para mais informações.