Resumo da semana 24-28 Maio 2021

EUA

O mercado bolsista finalmente conquistou uma semana de bons ganhos. Ironicamente, esses ganhos foram possíveis pela falta de dados ou eventos económicos, o que ajudou a acalmar os ânimos dos investidores e permitiu ao mercado bolsista continuar a sua tendência ascendente.

Numa nota positiva, os dados relativos ao desemprego foram ligeiramente melhores do que esperado, o que contribuiu para expectativas menos alarmantes sobre os possíveis efeitos da inflação. O fim de semana foi marcado pelo anúncio de um generoso pacote fiscal de estímulos para as infra-estruturas públicas pelo Presidente Biden. O desafio será a capacidade de validar este estímulo perante o Congresso e o Senado, pois é esperada uma forte oposição por parte dos Republicanos.

Europa

Na Europa o panorama é semelhante. Está em vias de aprovação um consenso geral para os apoios financeiros aos países do grupo Europeu. Ainda em complemento mantém-se políticas monetárias mais comodista e a contínua melhoria da aplicação e evolução dos planos de vacinação com forte destaque para o sucesso no Reino Unido

No cerne das preocupações estão para já a Alemanha com alguns problemas no controlo do COVID-19 com constantes retrocessos no desconfinamento e a França, uma das mais fortes economias Europeias, a dar sinais de recessão com uma contracção económica evidente quando se analisam os resultados no grande sector da construção que reflecte uma performance bastante aquém do esperado.

Ásia

Apesar de alguma melhora económica, o Japão está extremamente atrasado no seu plano de vacinação, especialmente comparando com outras nações desenvolvidas. Vão apenas agora iniciar um plano de vacinação para pessoas acima dos 65 anos em Tóquio e Osaka, devido uma nova quarta vaga de infecções onde foi necessário declarar outro estado de emergência em grande parte do país.

A China continua a ser um dos lideres mundiais na sua recuperação, atingindo recentemente 500 milhões vacinados. Algumas acções relacionadas com turismo e serviços observaram bons ganhos esta semana graças a um aumento do consumo.

De forma a mitigar possíveis riscos financeiros causados por especulação, o Governo Chinês decidiu controlar muito mais certas commodities e a mineração de criptomoedas.

Visite o Disclaimer para mais informações.