Resumo da semana 3-7 Maio 2021

EUA

Não obstante da pandemia e dos medos inflacionários, esta foi uma boa semana para os mercados bolsistas, com apenas uma pequena nota para o final da semana, dia onde saíram os dados de desemprego. Por um lado, estes dados, que ficaram bastante aquém do previsto, vieram revelar que afinal a economia Americana ainda tem muito para melhorar. Por outro, veio apoiar a teoria de Jeremy Powell, Presidente da Reserva Federal, de que a economia ainda apresenta muita fraqueza e mostra que ainda é cedo demais para sequer considerar uma subida de taxas de juro centrais.

O Presidente Biden decidiu manter a proibição da Administração anterior, de limitar investimento Americano em certas empresas Chinesas. Isto pode ser algo que de futuro poderá aumentar a tensão entre os dois países, numa relação que já se encontra bastante frágil.

Europa

A Europa parece finalmente a encaminhar-se para um rumo mais positivo, o mercado bolsista teve uma semana bastante positiva. Como de costume devido o facto da bolsa Europeia seguir de certa forma o seu homólogo Americano, mas também graças à evolução tanto na economia como no combate à pandemia na Europa.

Vários dados mostram que a economia Europeia está num período de recuperação geral, com um aumento relevante das vendas, e por consequência um aumento na produção Europeia. Em grande parte, graças ao relaxamento de algumas medidas de confinamento em alguns países Europeus, o que permitiu a muitos negócios reabrirem.

Ásia

Tendo em conta que a semana no Japão foi algo encurtada graças ao feriado nacional, de facto foi uma semana algo atribulada. O governo Japonês decidiu estender as medidas de confinamento em certas áreas como tentativa de abrandar a disseminação do COVID-19 e acelerar o processo de vacinação. Apesar de dados de vendas indicarem valores acima do ano 2020, estas medidas irão, num futuro próximo, complicar a situação económica.

Na China a semana também foi algo mais curta, mas ao contrário do Japão, a semana Chinesa foi mais calma. Houve uma pequena correcção no mercado bolsista, com a ajuda dos feriados e o aumento de turismo, algumas empresas de consumo e serviços obtiveram alguns ganhos no mercado.

Visite o Disclaimer para mais informações.