Resumo FOMC – 21 Setembro 2022

Mais outra reunião da Reserva Federal em que foi aumentada a taxa de juro de referência dos EUA. Este aumento de 0.75%, que muitos investidores davam uma probabilidade de mais de 80% de acontecer, coloca agora a taxa de juro de referencia entre os 3% e 3.25%.

Fonte: https://fred.stlouisfed.org

Este valor não se via desde da crise financeira de 2008. Não se via uma tão postura agressiva da Reserva Federal há 40 anos, também para combater a inflação.

No seu discursou mencionou que não sabem se isto levará a uma recessão, no entanto é o mais provável. As suas projeções foram em grande parte revistas para um cenário menos agradável, com uma revisão pelo negativo de dados como produção económica, taxa de desemprego e PIB.

Falou sobre as dificuldades acrescidas que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia trouxe, impactando tanto a actividade económica como a exercendo pressão sobre uma inflação já significativa.

É previsto que as taxas de juro de referência subam acima dos 4% ainda este ano. Resta saber se a inflação irá diminuir, proporcionando uma oportunidade para a Reserva Federal iniciar uma descida da sua taxa de referência no primeiro trimestre de 2023.

Visite o Disclaimer para mais informações.