Resumo FOMC 5 Janeiro 2022

Neste passado dia 5 do novo ano 2022 foram reveladas as minutas da última reunião da FOMC de Dezembro de 2021.

O maior ponto debatido na reunião foi se o número de activos na posse do Banco Federal é o apropriado tendo em conta a situação económica actual e futura. A maior parte dos membros da FOMC acreditam que na primeira subida da taxa de juro central, esperada em Março seria também boa altura para reduzir o seu número de activos. Isto teria como objectivo reduzir o dinheiro no mercado e por consequência auxiliar a reduzir a inflação presente.

Esta mudança de politica é justificada com as mudanças económicas. Uma alta inflação ainda presente, aliada ao facto do desemprego estar a ver cada vez mais melhorias são as duas principais razões.Com a concordância da maior parte dos membros da FOMC neste aspecto, é esperado pela maior parte dos investidores que tal vá acontecer como previsto.

Infelizmente não foi muito bem recebido pelo mercado bolsista, onde se viu uma pequena queda. Queda esta muito focada em empresas de crescimento, onde o dinheiro “barato” é bastante importante para a continua expansão deste tipo de empresas. Em vez disso iremos ver uma transição de investimento para empresas de valor que apresentam ganhos mais constantes.

Visite o Disclaimer para mais informações.