Reunião OPEC 31 Março 2022

O recente conflito entre a Rússia e a Ucrânia veio trazer sérias consequências económicas, especialmente para o preço do petróleo.

A pressão pública tem vindo a crescer para aumentar a produção diárias de barris de petróleo. No entanto os membros da OPEC decidiram manter a sua estratégia, definida meses atrás, quase inalterada e politicamente isolada deste conflito.

Decidiram aumentar a produção de barris por dia apenas 432,000 a ter efeito em Maio. Resta saber se no futuro irão mudar a sua postura, no entanto parece que a OPEC está à espera da conclusão deste conflito para evitar aumentos na sua produção e uma consequente redução no preço do petróleo.

Este anúncio veio pouco antes da Casa Branca anunciar que irá lançar no mercado parte das suas reservas de petróleo para combater os preços galopantes. Isto depois de meses a tentar convencer os membros da OPEC a aumentar a produção, os EUA simplesmente decidiram tomar um maior controlo desta situação.

No futuro próximo iremos ver algumas consequências económicas destas decisões o que irá possivelmente obrigar a OPEC a agir, principalmente porque se de facto aproximar uma recessão económica, nenhuma das partes envolvidas irá sair beneficiada.

Visite o Disclaimer para mais informações.