Reunião OPEP+ – 5 Setembro 2022

Na passada segunda-feira os países que pertencem à OPEP reuniram-se com outros países com uma produção de petroleo mais reduzida, esta aliança denomina-se OPEP+.

Nesta última reunião foi decidido um corte de produção de 100,000 barris por dia, este corte a ser aplicado em Outubro. Algo visto como preocupante e surpreendente tendo em conta a actual situação económica mundial, onde os preços mundiais da energia estão continuamente a aumentar.

No mês passado, tinham acordado em aumentar neste mês de Setembro a produção em 100,000 barris por dia. Esta postura era esperada que se fosse manter nos meses futuros, algo que não aconteceu.

Fonte: Tradingeconomics

Inicialmente, a reacção do mercado foi uma subida do preço do Brent, mas depois de alguma possível ponderação os preços voltaram aos níveis anteriores à decisão da OPEP+.

A possível explicação para tal é o facto de um abrandamento económico mundial esperado por muitos investidores levará a um menor consumo de energia, gerando menor procura e por consequência uma redução dos preços.

Visite o Disclaimer para mais informações.