Destaques do Dia – 01 Out 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Ásia e Médio Oriente

  • Os responsáveis políticos do Banco do Japão discutiram a necessidade de aumentar lentamente as taxas de juro, uma vez que a agitação dos mercados turvou as perspetivas, segundo um resumo da sua reunião de setembro, reduzindo assim as hipóteses de uma subida das taxas a curto prazo.

Europa e Rússia

  • Em setembro, a inflação da Zona Euro desceu abaixo dos 2% pela primeira vez desde meados de 2021, reforçando os já sólidos argumentos a favor de um corte das taxas de juro do Banco Central Europeu este mês. Contudo, os preços subjacentes, designado por inflação subjacente, desceu de 2,8% para 2,7%, devido a um crescimento mais lento dos preços dos serviços, ficando abaixo das expectativas de 2,8%.

América do Norte

  • A atividade industrial dos Estados Unidos contraiu-se pelo sexto mês consecutivo em setembro, devido à continuação da fraca procura, uma vez que as empresas continuam relutantes em investir na sua capacidade, no meio da incerteza quanto ao ritmo de redução da política monetária restritiva da Reserva Federal e ao resultado das eleições presidenciais do próximo mês, revelaram na terça-feira os últimos dados mensais do Institute for Supply Management.

Mercado de Dívida

Ásia e Médio Oriente

  • A descida em dois níveis da notação de crédito de Israel pela Moody’s poderá não ser a última, segundo os analistas, numa altura em que a guerra em duas frentes estimula as despesas do Estado e faz temer que a economia não recupere tão rapidamente como em conflitos anteriores.

Europa e Rússia

  • ­Os rendimentos das obrigações da Zona Euro caíram na terça-feira, com os dados a mostrarem que a inflação no bloco ficou abaixo do objetivo de 2% do Banco Central Europeu em setembro, reforçando as apostas num corte das taxas em outubro por parte do Banco Central Europeu.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A Qatar Airways vai comprar uma participação de 25% na Virgin Australia à empresa norte-americana de capitais privados Bain Capital, o que representa um desafio mais difícil para a Qantas Airways, que tem dominado as rotas australianas e se tem oposto a dar acesso à transportadora do Médio Oriente.

Europa e Rússia

  • A Brembo disse na terça-feira que estava a iniciar um processo de venda da totalidade da sua participação no fabricante de pneus Pirelli, no valor de cerca de 300 milhões de euros (332 milhões de dólares), o que atenuou as especulações sobre uma fusão entre os dois grupos italianos.

América do Norte

  • A General Motors registou uma queda de 2,2% nas vendas do terceiro trimestre dos seus veículos novos nos Estados Unidos, pressionada por menos dias de vendas no período de três meses e por menores gastos dos clientes devido à inflação.
  • A Pfizer vendeu uma participação no grupo britânico de cuidados de saúde ao consumidor Haleon no valor de cerca de 3,26 mil milhões de dólares na segunda-feira, reduzindo a sua participação no fabricante da pasta de dentes Sensodyne e dos analgésicos Panadol e Advil para 15%, contra 22,6%.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O iene japonês e o franco suíço ganharam na terça-feira, após notícias de que o Irão está a preparar-se para lançar um ataque de mísseis balísticos contra Israel, enquanto os dados de emprego dos EUA mostraram um mercado de trabalho resistente.

Mercado Mercadorias

Energia

  • É improvável que um painel da OPEP+ recomende esta semana quaisquer alterações ao seu atual acordo para reduzir a produção e começar a anular alguns cortes a partir de dezembro, apesar das recentes quedas acentuadas dos preços do petróleo, disseram à Reuters cinco fontes do grupo de produtores.
  • Os preços do petróleo subiram fortemente na terça-feira, após informações de que o Irão se preparava para lançar um ataque com mísseis contra Israel, acabando por concretizar, mantendo os preços perto do topo do dia.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • A Bitcoin caiu rapidamente para 62 500 dólares, quando a Axios informou que a Casa Branca tinha indicações de que o Irão estava a preparar um ataque iminente com mísseis balísticos contra Israel. A divergência entre os preços do ouro e da bitcoin realçou a elevada correlação do principal ativo digital com os ativos de risco, como as ações, para não falar do facto de o ouro desempenhar o seu papel tradicional de ativo de refúgio.

Altcoins

  • A pressão está a aumentar, uma vez que as baleias não estão a abrandar a sua atividade de venda. O serviço de rastreamento de cripto Whale Alert twittou que um grande investidor vendeu 22,480 ETH nos últimos dois dias.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Revisão: Revisão v1 – 02 out 24 23:23

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2477 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/