Destaques do Dia – 03 Out 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Ásia e Médio Oriente

  • O Banco Central do Japão tem margem para aumentar ainda mais as taxas de juro, mas deve atuar de forma cautelosa e lenta para evitar prejudicar a economia, afirmou na quinta-feira um responsável pela política monetária, reforçando as opiniões do mercado de que não terá pressa em aumentar os custos dos empréstimos.

Europa e Rússia

  • O Banco de Inglaterra poderá reduzir as taxas de juro de forma mais agressiva se as pressões inflacionistas continuarem a enfraquecer, mas os conflitos no Médio Oriente poderão fazer subir os preços do petróleo, afirmou o Governador Andrew Bailey.

América do Norte

  • A atividade do sector dos serviços dos E.U.A. saltou para um máximo de 1-1/2 anos em setembro, num contexto de forte crescimento das novas encomendas, o que constitui mais uma prova de que a economia se manteve numa base sólida no terceiro trimestre.

Mercado de Dívida

Europa e Rússia

  • ­Os rendimentos das obrigações do Tesouro da Zona Euro subiram na quinta-feira, afastando-se dos mínimos de vários meses atingidos no início da semana, com os mercados a ponderarem as expectativas de cortes nas taxas de juro do Banco Central Europeu e a escalada do conflito no Médio Oriente.

América do Norte

  • Os rendimentos do Tesouro dos EUA subiram na quinta-feira, depois de fortes dados do sector dos serviços terem apoiado as previsões de um corte menor das taxas de juro na reunião de novembro da Reserva Federal do que em setembro.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A Toyota Motor vai adiar o início da produção de veículos elétricos na América do Norte para o primeiro semestre de 2026, devido ao ajustamento do design e ao abrandamento das vendas de veículos elétricos, informou o jornal Nikkei na quinta-feira.

Europa e Rússia

  • As ações da Stellantis caíram ainda mais na quinta-feira, em meio a preocupações com a sustentabilidade dos dividendos do fabricante de automóveis, após um aviso de lucro no início desta semana.
  • A Tesco, o maior grupo britânico de supermercados, aumentou a sua previsão de lucros anuais na quinta-feira, depois de os ganhos de quota de mercado terem conduzido a um aumento de 10% no primeiro semestre, dando-lhe um impulso antes do período festivo.

América do Norte

  • A Levi Strauss disse na quarta-feira que estava a considerar a venda da sua marca Dockers, que tem um desempenho fraco, e previu receitas para o quarto trimestre abaixo das expectativas, fazendo com que as suas ações descessem 10% em negociações alargadas.
  • A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, arrecadou 337,9 milhões de dólares com a venda de 8,5 milhões de ações do BofA entre 30 de setembro e 2 de outubro, revelou o conglomerado num documento regulamentar na quarta-feira.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • A libra esterlina registou na quinta-feira a maior queda diária em quase dois anos face ao euro e em seis meses face ao dólar, com os investidores a optarem por ativos de refúgio e o Governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, a sugerir uma flexibilização mais rápida da política monetária.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os preços do petróleo subiram na quinta-feira, à medida que aumentavam as preocupações de que um conflito regional crescente no Médio Oriente pudesse perturbar os fluxos globais de crude.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • Uptober não conseguiu provar que os bulls estão certos, pelo menos por enquanto, já que o bitcoin caiu bastante e chegou a cair para $60.000 ontem.

Altcoins

  • A SEC apresentou uma notificação de recurso no processo Ripple, buscando anular uma decisão anterior da juíza Analisa Torres. Ripple diz que está avaliando se deve apresentar um recurso cruzado.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Revisão: Revisão v1 – 05 out 24 21:20

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2478 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/