
Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Macroeconomia e Bancos Centrais
Ásia e Médio Oriente
- Os esforços do Governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, para elevar os custos dos empréstimos a níveis muito baixos, enfrentam novos desafios, uma vez que a recuperação do iene e a preferência da nova liderança política por uma política monetária frouxa aumentam o obstáculo à subida das taxas.
Europa e Rússia
- Banco de Inglaterra deve avançar apenas gradualmente com a redução das taxas de juro, afirmou o economista-chefe Huw Pill na sexta-feira, um dia depois de o governador Andrew Bailey ter sido citado como tendo afirmado que o BoE poderia atuar de forma mais agressiva para baixar os custos dos empréstimos.
América do Norte
- Os ganhos de emprego nos EUA aumentaram mais do que em seis meses em setembro e a taxa de desemprego caiu para 4,1%, apontando para uma economia resiliente que provavelmente não precisa que a Reserva Federal faça grandes cortes nas taxas de juro até ao final deste ano.
Mercado de Dívida
Europa e Rússia
- As taxas de rendibilidade das obrigações da Zona Euro subiram na sexta-feira, depois de os dados terem mostrado que o crescimento do emprego nos EUA foi mais forte do que o esperado em setembro, enfraquecendo a hipótese de novas reduções excessivas das taxas de juro por parte da Reserva Federal.
América do Norte
- Os rendimentos do Tesouro americano a 10 anos subiram para o valor mais alto em quase dois meses, na sexta-feira, depois de um relatório de emprego de setembro mais forte do que o esperado ter enfraquecido ainda mais as probabilidades de grandes cortes nas taxas nas duas reuniões restantes da Reserva Federal este ano.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A Shein vai realizar reuniões informais com investidores nas próximas semanas para a sua planeada oferta pública inicial (IPO) em Londres, disseram três fontes com conhecimento do assunto, avançando com os preparativos enquanto aguarda a aprovação regulamentar do Reino Unido.
Europa e Rússia
- A Airbus entregou 50 jatos em setembro, menos 9% do que os 55 do ano anterior e deixando as entregas dos nove meses à frente por uma pequena margem, uma vez que enfrenta uma corrida para a meta no quarto trimestre, disseram fontes da indústria.
- A dinamarquesa DSV disse na sexta-feira que tinha angariado 5,5 mil milhões de dólares numa emissão de ações para financiar parcialmente a aquisição da Schenker, um negócio que a tornaria a maior empresa de logística do mundo.
América do Norte
- A Spirit Airlines está em conversações com os detentores de obrigações sobre os termos de um potencial pedido de falência na sequência da sua fusão falhada com a JetBlue Airways, informou o Wall Street Journal na quinta-feira, fazendo com que as suas ações descessem 30% em negociações alargadas.
- A Rivian disse que reduziu a sua previsão de produção para o ano inteiro na sexta-feira e entregou menos veículos no terceiro trimestre do que os analistas esperavam, já que a startup enfrenta uma escassez de peças e desacelera o crescimento da procura por veículos elétricos.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar subiu para um máximo de sete semanas na sexta-feira, depois de os dados terem mostrado que os empregadores norte-americanos criaram mais postos de trabalho do que o esperado em setembro, levando os investidores a reduzir as apostas de que a Reserva Federal irá reduzir novamente as taxas em 50 pontos base na sua reunião de novembro.
Minor Currencies
- A rúpia indiana terminou praticamente inalterada na sexta-feira, registando o seu pior desempenho semanal em pouco mais de quatro meses, com as saídas de capitais a aumentarem e os preços do petróleo a subirem devido ao agravamento do conflito no Médio Oriente.
Mercado Mercadorias
Energia
- As empresas de energia dos EUA reduziram esta semana o número de plataformas de petróleo e gás natural em funcionamento pela terceira semana consecutiva, informou a empresa de serviços energéticos Baker Hughes na sexta-feira, no seu relatório seguido de perto.
Agricultura
- O primeiro excedente de oferta global de cacau em quatro anos é esperado na temporada 2024/25 a partir de outubro devido a melhores cuidados com a colheita e clima favorável na África.
Mercado Cripto
Bitcoin
- A queda de 6% no volume de negócios do BTC à vista desde 1º de outubro mostra a diminuição do sentimento de interesse por bitcoin, mas ocorre devido ao aumento de tensões no médio oriente e incertezas quanto ao caminho da taxa de juro pelos bancos centrais.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Revisão: Revisão v1 – 05 out 24 22:54