IEA Expectativas, News – 09 Out 24

Aqui pode acompanhar as últimas noticias relacionadas com a IEA Expectativas. As notícias são uma componente importante pois ajudam a manter uma linha condutora em relação aos eventos mais relevantes que afetam a as expectativas de consumo de energia.    

09 Out

O mais recente relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), intitulado Perspetivas Energéticas a Curto Prazo, indica que o crescimento da procura mundial de petróleo em 2024 será inferior às previsões anteriores. O principal motivo para esta revisão em baixa é o enfraquecimento da atividade económica na China e na América do Norte.

De acordo com a IEA, a procura global de petróleo deverá aumentar em 1,2 milhões de barris por dia (bpd) no próximo ano, totalizando 104,3 milhões de bpd. No entanto, esta estimativa é 300.000 bpd inferior às previsões anteriores. Para 2023, a agência estima uma procura de 103,1 milhões de bpd, também uma redução de 20.000 bpd face às previsões anteriores.

As principais razões para esta revisão descendente incluem o declínio das importações e o menor funcionamento das refinarias na China, o maior comprador mundial de petróleo bruto. Em 2024, a redução nas previsões é atribuída à desaceleração da produção industrial e do crescimento económico nos EUA e no Canadá.

Nos EUA, a procura de petróleo deverá crescer para 20,5 milhões de bpd no próximo ano, ligeiramente abaixo da previsão anterior de 20,6 milhões de bpd. Para 2024, a previsão da procura de petróleo nos EUA permanece inalterada, fixando-se nos 20,3 milhões de bpd.

As discrepâncias nas estimativas de crescimento da procura de petróleo entre as principais instituições de análise são notáveis. A Agência Internacional de Energia (IEA), com sede em Paris, prevê um aumento da procura de 950.000 bpd em 2024, enquanto a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) antecipa um crescimento de 1,74 milhões de bpd. A IEA, por sua vez, projeta um crescimento de 940.000 bpd para o próximo ano.

Além das previsões de procura, a IEA também ajustou as suas estimativas para a produção de petróleo nos EUA. Embora o país continue a ser o maior produtor mundial, com uma produção projetada de 13,22 milhões de bpd para 2023, este valor é inferior à previsão anterior de 13,25 milhões de bpd. Para 2025, a IEA espera agora uma produção média de 13,54 milhões de bpd, cerca de 1% abaixo da previsão anterior.

A IEA reviu ainda em baixa as suas previsões para os preços do petróleo. Estima que o petróleo bruto dos EUA atinja uma média de 76,91 dólares por barril em 2024, uma redução de 2,4% em relação à previsão anterior. O preço do Brent deverá atingir uma média de 80,89 dólares por barril este ano, uma queda de 2,3% face às previsões anteriores.

Em resumo, as projeções mais recentes da IEA refletem um cenário de crescimento mais moderado da procura de petróleo, influenciado por desafios económicos e pela incerteza em torno da transição energética global.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Revisão: Sem Revisão