Destaques do Dia – 18 Out 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Ásia e Médio Oriente

  • No terceiro trimestre, a economia chinesa cresceu ao ritmo mais lento desde o início de 2023 e, embora os números relativos ao consumo e à produção fabril tenham superado as previsões no mês passado, a queda do sector imobiliário continua a ser um grande desafio para Pequim, que tenta revitalizar o crescimento.
  • O banco central da China lançou na sexta-feira dois esquemas de financiamento que irão inicialmente injetar até 800 mil milhões de yuan (112,38 mil milhões de dólares) no mercado de ações através de instrumentos de política monetária recentemente criados.

Europa e Rússia

  • O Banco Central Europeu (BCE), na sua reunião de fixação de taxas de juro de quinta-feira, defendeu o abandono do compromisso de manter uma política restritiva, uma vez que a inflação pode vir a ser mais baixa do que o previsto há apenas algumas semanas, disseram cinco fontes à Reuters.

América do Norte

  • O Presidente do Banco da Reserva Federal de Atlanta, Raphael Bostic, defendeu na sexta-feira uma redução paciente da taxa diretora do banco central para um valor entre 3% e 3,5% até ao final do próximo ano, um ritmo que permitiria baixar a inflação para o seu objetivo de 2%.

Mercado de Dívida

Europa e Rússia

  • ­As taxas de rendibilidade das obrigações do Tesouro da zona euro caíram na sexta-feira, depois de os mercados monetários terem aumentado as apostas sobre a trajetória de flexibilização monetária do Banco Central Europeu, à medida que a atenção se desloca da luta contra a inflação para a estabilização do crescimento económico.

América do Norte

  • Os rendimentos do Tesouro dos E.U.A. caíram na sexta-feira, com o mercado a consolidar-se na sequência de grandes aumentos de rendimento ao longo do mês passado, com os investidores a preverem uma Reserva Federal menos “dovish”, devido ao facto de a economia dos E.U.A. se manter mais forte do que o esperado anteriormente.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A Food and Drug Administration (FDA) aprovou a terapia da Astellas para tratar um tipo de cancro gástrico, revelou na sexta-feira o site do regulador de saúde. A terapia, conhecida como Vyloy, foi aprovada para ser usada em combinação com um tipo de quimioterapia para pacientes com um tipo de cancro que começa na junção gastroesofágica, onde o esófago e o estômago se encontram.

Europa e Rússia

  • A fabricante sueca de camiões AB Volvo previu uma procura estagnada no próximo ano e reportou uma queda maior do que o esperado nos lucros trimestrais ajustados na sexta-feira, após a redução do frete e da atividade de construção limitar as vendas de veículos.

América do Norte

  • A Procter & Gamble, fabricante do Tide, registou uma queda surpreendente nas vendas trimestrais pela segunda vez consecutiva, uma vez que os consumidores preocupados com os preços nos seus principais mercados, os Estados Unidos e a China, optaram por marcas mais baratas de produtos de saúde e de cuidados familiares.
  • A Netflix angariou 5,1 milhões de subscritores de streaming no terceiro trimestre, superando as estimativas de Wall Street em mais de 1 milhão, e disse esperar um maior crescimento de clientes por altura das férias, quando o drama coreano “Squid Game” regressar.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O dólar canadiano manteve-se estável em relação ao seu homólogo americano na sexta-feira, mas esteve a caminho da sua terceira queda semanal consecutiva, com os preços do petróleo a caírem e os investidores a apostarem num corte invulgarmente grande das taxas de juro do Banco do Canadá.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os futuros do gás natural dos EUA caíram cerca de 4% para um mínimo de cinco semanas na sexta-feira, com previsões de clima ameno que deverão manter a procura de aquecimento baixa até ao início de novembro.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • A Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA (SEC) aprovou alterações às regras da bolsa de valores que permitem a cotação de opções ligadas a ETFs de bitcoin à vista, alargando o ecossistema de investimento em torno de produtos que receberam mil milhões de dólares de entradas este ano.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Revisão: Sem Revisão 

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2483 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/