
A Union Pacific Corporation é uma das principais empresas de transportes dos Estados Unidos, com uma história rica que remonta à sua fundação em 1862. Com sede em Omaha, Nebraska, a Union Pacific opera a principal franquia ferroviária da América do Norte, cobrindo 23 estados nos dois terços ocidentais dos Estados Unidos. A empresa é um elo crítico na cadeia de abastecimento global, fornecendo serviços abrangentes de transporte de mercadorias e ligando os principais portos, centros industriais e centros de distribuição.
A extensa rede da Union Pacific, com aproximadamente 32.200 milhas de rotas, facilita o movimento eficiente de uma grande variedade de mercadorias, incluindo produtos agrícolas, componentes automóveis, produtos químicos, carvão e bens de consumo. A empresa é conhecida pelo seu compromisso com a segurança, a sustentabilidade e a inovação, utilizando tecnologias avançadas para melhorar a eficiência operacional e o desempenho ambiental.
Earnings

A Union Pacific registou um aumento de 7% nos lucros do segundo trimestre para 1,67 mil milhões de dólares, ou 2,74 dólares por ação, apesar dos volumes de transporte estáveis. O crescimento foi impulsionado por eficiências operacionais e preços estratégicos. Os ganhos da empresa excederam as previsões dos analistas de US$ 2,72 por ação, destacando a eficácia da liderança do CEO Jim Vena e os esforços de racionalização da empresa.
A Union Pacific registou um lucro líquido de 1,67 mil milhões de dólares para o trimestre findo em 30 de junho, superior aos 1,57 mil milhões de dólares registados no ano anterior. O lucro por ação também aumentou de 2,57 para 2,74 dólares. As receitas da empresa cresceram 1% para 6 mil milhões de dólares, ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas de 6,05 mil milhões de dólares.

Fonte: LSEG
Um fator fundamental para a melhoria da rentabilidade da Union Pacific foi a sua capacidade de melhorar a eficiência operacional. A ferrovia aumentou o comprimento médio de seus trens em 2%, para 9.544 pés, e melhorou a produtividade em 5%, para 1.031 milhas de carro por funcionário. Além disso, a empresa reduziu com sucesso as despesas operacionais em 4%, para US$ 3,61 mil milhões.
Receita de transporte: A receita de transporte, que representa 94% da receita total da empresa, aumentou 1%, para US$ 5,64 mil milhões.
Transporte a granel: Este segmento registou um declínio de 2% nas receitas, para 1,72 mil milhões de dólares, devido à diminuição dos envios de carvão, que caíram 22%.
Transporte industrial: As receitas deste segmento aumentaram 2%, para 2,12 mil milhões de dólares.
Transporte Premium: Este segmento, que inclui mercadorias de valor mais elevado, registou um aumento de 4% nas receitas, para 1,79 mil milhões de dólares, com um aumento de 6% nas cargas.
A Union Pacific enfrentou vários desafios durante o trimestre, incluindo quedas significativas nos embarques de carvão e metais. Os volumes de carvão caíram 22% e os embarques de metais caíram 12%. A empresa também enfrentou inundações generalizadas, mas foi capaz de recuperar rapidamente para manter o serviço de comboios.
Dívida da empresa

Fonte: LSEG
A Union Pacific Corporation tem uma dívida significativa, com 32,38 mil milhões de dólares de dívida total e 1,16 mil milhões de dólares em dinheiro. Apesar de ter pago 1,28 mil milhões de dólares em juros nos últimos doze meses, a empresa gerou um fluxo de caixa livre (FCF) positivo de 1,98 mil milhões de dólares, o que reflete uma eficiência operacional robusta. Com classificação de rating de A+, a Union Pacific é considerada um mutuário fiável com uma perspetiva estável. O rácio de liquidez rápida da empresa, de 0,667, é inferior à média do sector, o que indica potenciais restrições de liquidez, enquanto o rácio dívida/capitais próprios é elevado, de 220,31%, o que indica uma alavancagem significativa. O perfil de maturidade mostra um calendário de reembolso da dívida gerível, com as maiores obrigações a vencer após 2032, garantindo que a empresa pode cumprir as suas obrigações financeiras a curto prazo.
Métricas de Valor

Fonte: LSEG
Durante a última década, o preço das ações da Union Pacific flutuou significativamente, refletindo tendências económicas mais amplas e desafios específicos do sector. As ações registaram um crescimento significativo, atingindo um máximo histórico de cerca 260 dólares em março de 2022, impulsionado por uma forte recuperação económica pós-pandemia e pelo aumento da procura de transporte de mercadorias. No entanto, também passou por períodos de declínio, nomeadamente durante a pandemia de COVID-19 em 2020, quando a atividade económica abrandou drasticamente. Mais recentemente, as ações foram afetadas pelo aumento das taxas de juro e pelas pressões inflacionistas, que tiveram impacto nos custos operacionais e nas margens de lucro.

Fonte: LSEG
A Union Pacific tem um perfil de avaliação misto em comparação com os seus pares. O rácio P/E da empresa está acima da média, o que sugere que é um pouco caro. O rácio EV/EBITDA também é superior à mediana, o que indica que os investidores estão dispostos a pagar um prémio pelos lucros da empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização. O rácio EV/Vendas é significativamente mais elevado, o que reflete uma avaliação de prémio em relação aos lucros. Por último, o rácio P/B é significativamente elevado, o que sugere que o mercado avalia as ações da Union Pacific com um prémio em relação ao seu valor contabilístico. Globalmente, embora os rácios financeiros da Union Pacific mostrem que é uma empresa sólida, mas o seu preço parece ser superior à média do sector.
Expectativas e Anúncios
Olhando para o futuro, a Union Pacific continua cautelosa quanto aos volumes para o resto do ano devido às condições macroeconómicas incertas e à procura volátil de carvão. No entanto, a empresa está otimista quanto à possibilidade de continuar a melhorar a rentabilidade através de eficiências operacionais e preços estratégicos.
A Union Pacific planeia recomprar aproximadamente 1,5 mil milhões de dólares das suas ações até 2024. A empresa também espera gastar 3,4 mil milhões de dólares em despesas de capital este ano. O CEO Jim Vena sublinhou a importância de melhorias operacionais contínuas e o objetivo de aumentar a eficiência do transporte de mercadorias para atrair mais negócios.
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Os valores encontram-se em sistema métrico europeu, exceto valores dos quadros LSEG que se encontram em sistema métrico dos EUA.
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