
Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Macroeconomia e Bancos Centrais
Europa e Rússia
- Os preços no produtor alemão caíram mais do que o previsto em setembro, diminuindo 1,4% em termos anuais, devido sobretudo à descida significativa dos preços da energia, informou o instituto federal de estatística na segunda-feira.
América do Norte
- A presidente do Banco da Reserva Federal de Dallas, Lorie Logan, disse na segunda-feira que prevê mais cortes nas taxas de juro do banco central e sugeriu que não vê razões para que o Fed não possa também avançar com a redução do seu balanço.
Mercado de Dívida
Europa e Rússia
- As taxas de rendibilidade das obrigações do Tesouro da zona euro inverteram parte da queda da semana passada, na segunda-feira, num contexto de escassez de dados económicos, com os preços do petróleo a subirem, e com os investidores ainda concentrados na trajetória das taxas de juro globais.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A empresa australiana de energia Woodside Energy vê uma oportunidade para aumentar as vendas de GNL ao Japão, incluindo o fornecimento dos Estados Unidos, onde a empresa acabou de comprar a Tellurian e o seu projeto de exportação de GNL, disse na segunda-feira o CEO Meg O’Neill.
Europa e Rússia
- O grupo dinamarquês de transporte marítimo A.P. Moller-Maersk aumentou as suas previsões para o ano inteiro, impulsionado pelos fortes resultados do terceiro trimestre, pela procura robusta e pelas perturbações contínuas no transporte marítimo no Mar Vermelho. A empresa destacou que, face a esses fatores, reviu as suas perspetivas para o crescimento do volume do mercado mundial de contentores em 2024, estimando agora um aumento de cerca de 6%, em contraste com o intervalo anterior de 4% a 6%.
- A SAP registou um aumento de receitas e lucros no terceiro trimestre, impulsionado pela procura por soluções de inteligência artificial, o que levou a empresa a melhorar as suas perspetivas para o ano inteiro. As receitas totais cresceram 9%, atingindo 8,47 mil milhões de euros (9,21 mil milhões de dólares), com destaque para o segmento de nuvem e software, que subiu para 7,43 mil milhões de euros, comparado aos 6,68 mil milhões do ano anterior. O lucro após impostos aumentou de 1,35 mil milhões de euros para 1,44 mil milhões, enquanto o lucro operacional, um indicador relevante para o setor de software, registou um crescimento de 27%, alcançando 2,24 mil milhões de euros.
América do Norte
- Os maquinistas grevistas da Boeing irão votar na quarta-feira uma nova proposta de contrato, que inclui um aumento salarial de 35% ao longo de quatro anos, o que poderá pôr fim a uma greve dispendiosa que já dura cinco semanas, segundo a empresa e o sindicato. Além disso, a Boeing está a considerar a venda de ativos, numa tentativa de fortalecer as suas finanças, eliminando unidades não essenciais ou com fraco desempenho, conforme relatado pelo Wall Street Journal no domingo.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar subiu na segunda-feira, impulsionado por um aumento nos rendimentos das obrigações dos EUA, com uma série de dados económicos sólidos dos EUA a sugerir que a Reserva Federal pode dar-se ao luxo de ser paciente na redução das taxas, enquanto os investidores se posicionam para a eleição presidencial de 5 de novembro.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os preços do petróleo subiram cerca de 2% na segunda-feira, recuperando parte da queda de mais de 7% da semana passada, sem que os combates no Médio Oriente e as esperadas retaliações israelitas contra o Irão preocupassem os mercados quanto à oferta da região.
Mercado Cripto
Global
- Os fluxos de investimento em criptomoedas subiram para 2,2 mil milhões de dólares na semana passada, o valor mais alto desde julho de 2023. Os especialistas atribuem esse crescimento ao crescente otimismo em relação a uma potencial vitória republicana nas próximas eleições nos Estados Unidos. Essa mudança nas expectativas políticas impulsionou a confiança dos investidores e os preços de mercado.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Revisão: Sem Revisão