Destaques do Dia – 25 Out 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Ásia e Médio Oriente

  • O Banco do Japão deverá manter as taxas de juro ultrabaixas na próxima semana e, provavelmente, sinalizar uma perspetiva política menos dovish, em resposta aos receios de uma recessão nos EUA e à necessidade de evitar que os especuladores pressionem demasiado o iene para baixo. O BOJ reúne-se nos dias 30 e 31 de outubro, com uma decisão prevista entre 0330 e 0430 GMT de quinta-feira. É provável que o Conselho de Administração mantenha as taxas de curto prazo estáveis em 0,25%, sem grandes alterações esperadas nas previsões de crescimento e inflação. O BOJ poderá rever a sua posição sobre os riscos e indicar progressos na frente salarial. O Governador Ueda vai informar os meios de comunicação social na quinta-feira, às 06:30 GMT.

América do Norte

  • As vendas a retalho no Canadá em agosto aumentaram marginalmente, mas não corresponderam às expectativas, com os dados desta sexta-feira a revelarem tensões nas despesas de consumo em vários sectores. O relatório sugere que os gastos dos consumidores continuam a ser irregulares.
  • As novas encomendas de bens de equipamento manufaturados nos EUA aumentaram mais do que o esperado em setembro, embora as despesas das empresas em equipamento devam ter abrandado no terceiro trimestre. As encomendas de bens de capital essenciais subiram 0,5% em setembro, enquanto os envios de bens de capital essenciais caíram 0,3%. As encomendas de bens de equipamento de não defesa diminuíram 4,5%, com os envios a descerem 3,6%, e as encomendas de bens duradouros registaram uma queda de 0,8%.

Mercado de Dívida

Europa e Rússia

  • ­As taxas de rendibilidade das obrigações do Tesouro na zona euro registaram uma subida nesta sexta-feira, impulsionadas por inquéritos que revelaram um sentimento empresarial mais positivo do que o previsto na maior economia da Europa, atenuando o impulso de baixa que marcou o início da semana.

América do Norte

  • Os rendimentos do Tesouro dos EUA subiram nesta sexta-feira, enquanto os investidores aguardam os dados do emprego da próxima semana em busca de sinais sobre a provável trajetória dos cortes das taxas de juro da Reserva Federal e as eleições do próximo mês nos EUA.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A mineradora BHP Group anunciou nesta sexta-feira que alcançou um acordo final de 170 mil milhões de reais (29,93 mil milhões de dólares) com as autoridades públicas no Brasil para a reparação do rompimento da barragem de Fundão da Samarco.
  • As ações da Korea Zinc alcançaram nesta sexta-feira um novo máximo histórico, subindo 29% à medida que aumentam os ganhos com a expectativa de que a empresa enfrente uma longa batalha pela aquisição do controlo da maior fundição de zinco do mundo. O principal acionista da Korea Zinc, Young Poong, e o fundo de capital privado MBK Partners planejam convocar uma reunião extraordinária de acionistas ainda este ano para obter aprovação para nomear candidatos ao conselho de administração, conforme revelou um alto executivo do fundo à Reuters, intensificando a disputa pela aquisição.

Europa e Rússia

  • A Mercedes-Benz, fabricante alemão de automóveis de luxo, anunciou nesta sexta-feira que os lucros do terceiro trimestre da sua divisão de automóveis principais caíram 64%, ficando aquém das estimativas dos analistas, à medida que os consumidores chineses continuaram a reduzir gastos em bens de luxo numa economia em enfraquecimento. O diretor financeiro Harald Wilhelm afirmou em comunicado que “os resultados do terceiro trimestre não satisfazem as nossas ambições” e que o grupo intensificará os cortes nos custos.
  • A Sanofi, fabricante francesa de medicamentos, registou nesta sexta-feira um crescimento dos lucros no terceiro trimestre superior ao esperado pelos analistas, impulsionado por um início da época de vacinação mais antecipado. Os resultados operacionais trimestrais, excluindo itens não recorrentes, aumentaram 14,4%, atingindo 4,6 mil milhões de euros (5,0 mil milhões de dólares), superando a estimativa média dos analistas de 4 mil milhões de euros. As vendas de vacinas subiram 25,5%, ajustadas pela moeda, totalizando 3,8 mil milhões de euros no trimestre, acima do consenso dos analistas de 3,2 mil milhões de euros.

América do Norte

  • As vendas do iPhone da Apple na China caíram 0,3%, enquanto a rival Huawei registou um aumento de 42% no terceiro trimestre de 2024, refletindo a intensificação da concorrência no maior mercado mundial de smartphones. A Apple ocupa o segundo lugar com uma quota de mercado de 15,6%, embora tenha recuado 0,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior, enquanto a Huawei conquistou o terceiro lugar com 15,3%, ganhando 4,2 pontos percentuais, segundo dados da IDC divulgados na sexta-feira.
  • O New York Community Bancorp adiou o seu objetivo de rentabilidade por um ano, após registar o quarto prejuízo trimestral consecutivo, o que indica tensões devido à sua exposição ao imobiliário comercial, apesar dos esforços para reduzir custos e vender ativos não essenciais.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O índice do dólar subiu nesta sexta-feira, com o dólar a caminho de fechar uma quarta semana consecutiva de ganhos, após os dados desta semana manterem as expectativas sobre as taxas de juros do Federal Reserve em cheque, enquanto os investidores aguardam o relatório de emprego (NFPs) da próxima semana.
  • O dólar canadiano caiu para o nível mais baixo em 12 semanas em relação ao dólar americano nesta sexta-feira, pressionado pelo mais recente corte da taxa de juro do Banco do Canadá e por uma perspetiva incerta para a economia, à medida que se aproximam as eleições presidenciais americanas de 5 de novembro.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os preços do petróleo encaminham-se para um ganho semanal de cerca de 3%, com os preços a subirem nesta sexta-feira, enquanto os investidores avaliam uma retomada planeada das negociações de cessar-fogo em Gaza nos próximos dias, em meio ao conflito contínuo no Médio Oriente.

Agricultura

  • Após fortes chuvas em grande parte da Costa do Marfim, contadores de vagens e exportadores começaram a reduzir as previsões de produção para a principal colheita de cacau, citando uma elevada mortalidade de flores e cerejas nas contagens de outubro.

Mercado Cripto

  • Os preços das criptomoedas inverteram os ganhos iniciais e estão amplamente mais baixos na tarde de sexta-feira nos EUA, após um relatório do Wall Street Journal indicar que os EUA estão a investigar o emissor de stablecoin Tether por possíveis violações de sanções e regras de combate à lavagem de dinheiro. As stablecoins, como o tether que tem um valor de mercado superior a 120 mil milhões de dólares e é a mais utilizada, são criptomoedas com valor ligado a ativos como o dólar americano.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu

Revisão: Sem Revisão 

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2482 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/