Canadá, PIB – 01 Nov 24

PIB do Canadá: Expectativas Abaixo do Previsto

  • O PIB do Canadá deverá crescer apenas 1,0% no terceiro trimestre, abaixo da previsão de 1,5% do Banco do Canadá.
  • O crescimento de julho foi revisto em baixa para 0,1%, enquanto setembro apresenta uma previsão de recuperação para 0,3%.
  • Fatores temporários, como paragens de trabalho e manutenção industrial, impactaram negativamente a produção.
  • O Banco do Canadá reduziu a taxa de juro para 3,75% em um esforço para estimular o crescimento.

A economia canadiana enfrenta desafios, não devendo cumprir as previsões revistas do Banco do Canadá para o terceiro trimestre. Dados divulgados indicam que uma série de fatores temporários travaram o crescimento do produto interno bruto (PIB) em agosto, numa altura em que a produção das empresas já apresentava um desempenho anémico.

O crescimento económico de julho foi revisto em baixa, passando de 0,2% para 0,1%, segundo a Statistics Canada. Contudo, os dados preliminares sugerem uma recuperação para 0,3% em setembro. Essa situação culmina num crescimento anualizado de apenas 1,0% no terceiro trimestre, inferior à estimativa de 1,5% do banco central canadiano, que já havia sido revista em baixa no início do mês.

Os valores trimestrais do PIB reportados pela Statscan baseiam-se na produção industrial do Canadá. Para o terceiro trimestre, que deverá ser divulgado no próximo mês, os cálculos envolverão rendimentos e despesas. A leitura do PIB para agosto, que se manteve estável, coincidiu com a previsão mediana dos analistas inquiridos pela Reuters.

O abrandamento do crescimento económico no Canadá é influenciado pelos elevados custos dos empréstimos, que estrangularam os investimentos empresariais, a produção e a procura dos consumidores. As indústrias produtoras de bens contraíram 0,4% em agosto, atingindo o seu nível mais baixo desde dezembro de 2021. O setor industrial, em particular, viu uma diminuição de 1,2%, contribuindo significativamente para o PIB desse mês.

Fatores temporários, como paragens de trabalho nas principais empresas ferroviárias do país e manutenção em fábricas de automóveis, também impactaram negativamente os números. Andrew Grantham, economista sênior do CIBC, sugeriu que esses dados apoiam a expectativa de um novo corte de 50 pontos-base na taxa de juro na próxima reunião do Banco do Canadá, como forma de tentar acelerar o crescimento e reduzir a folga na economia.

Em resposta a estas pressões, o banco central canadiano reduziu a sua taxa de juro diretora quatro vezes consecutivas, para 3,75%, buscando estimular o crescimento após a inflação ter regressado ao intervalo de controlo de 1%-3%. Os mercados monetários aumentaram as apostas para outro corte de 50 pontos-base em dezembro, agora com mais de 25% de probabilidade.

O Banco do Canadá terá a oportunidade de analisar um novo relatório do PIB, dados de inflação para outubro e dois relatórios de emprego antes da próxima decisão de política monetária, agendada para 11 de dezembro.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Revisão: Revisão v1 – 02 nov 24 23:06