
Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Macroeconomia e Bancos Centrais
Ásia e Médio Oriente
- O Governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, afirmou que a economia estava a progredir no sentido de uma inflação sustentada impulsionada pelos salários e advertiu contra a manutenção de custos de empréstimos demasiado baixos, deixando em aberto a possibilidade de uma nova subida das taxas de juro já no próximo mês.
Mercado de Dívida
Europa e Rússia
- Os custos dos empréstimos do governo da zona euro subiram na segunda-feira, com os rendimentos do Tesouro dos EUA a rondarem máximos de vários meses e os mercados a aguardarem dados económicos que possam ajustar as expectativas para as taxas de juro do Banco Central Europeu.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A Xiaomi Corp, da China, disse na segunda-feira que pretende entregar 130.000 veículos elétricos este ano, aumentando a sua previsão pela terceira vez, uma vez que o fabricante de automóveis em ascensão registou um salto de 30,5% nas receitas do terceiro trimestre.
- A Sinopec Corp e a Saudi Aramco iniciaram a construção de uma refinaria e de um complexo petroquímico na província de Fujian, no sudeste da China, marcando mais um grande investimento na recente vaga de expansões petroquímicas do país.
Europa e Rússia
- A Novo Nordisk anunciou na segunda-feira que lançou o seu popular medicamento para a obesidade Wegovy na China, o segundo maior mercado farmacêutico do mundo, onde se estima que mais de 180 milhões de pessoas vivam com obesidade.
América do Norte
- As ações da Tesla subiram mais de 5% na segunda-feira, depois de a Bloomberg News ter noticiado que a equipa de transição do presidente eleito Donald Trump estava a planear a criação de regulamentos federais para veículos autónomos.
- A Spirit Airlines apresentou um pedido de proteção contra falência depois de a pioneira das viagens sem custos nos Estados Unidos se ter debatido com uma longa série de prejuízos trimestrais e uma dívida significativa.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar caiu globalmente na segunda-feira, com a tomada de lucros, uma vez que a dinâmica de alta do “Trump Trade” abrandou e os preços das matérias-primas subiram.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os preços do petróleo subiram com a notícia, na segunda-feira, de que a produção do campo petrolífero Johan Sverdrup, gigante da Noruega, foi interrompida, somando-se aos ganhos anteriores decorrentes da escalada da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Mercado Cripto
Bitcoin
- A MicroStrategy, um dos maiores detentores públicos de Bitcoin do mundo, continuou a acumular BTC mesmo quando a criptomoeda atingiu novos máximos. Em 18 de novembro, a MicroStrategy anunciou que comprou 51,780 Bitcoin por cerca de US $ 4.6 mil milhões a um preço médio de US $ 88,627 por BTC.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Revisão: Sem Revisão