
Principais destaques do dia 17 Dezembro 2024, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
- Mais de 90% dos participantes no mercado esperam que o Banco do Japão mantenha as taxas de juro estáveis na reunião desta semana, segundo um inquérito divulgado na terça-feira pela Ueda Yagi Tanshi.
Macroeconomia
Europa e Rússia
- A retoma do crescimento em Itália após a pandemia está a abrandar mais rapidamente do que o previsto, com as deficiências estruturais a ressurgirem e a aumentarem os riscos para as frágeis finanças públicas da terceira maior economia da zona euro.
América do Norte
- A taxa de inflação anual no Canadá caiu inesperadamente para 1,9% em novembro, devido a um abrandamento generalizado dos preços, enquanto o índice de preços no consumidor se manteve inalterado numa base mensal.
- As vendas a retalho nos EUA aumentaram mais do que o esperado em novembro, impulsionadas pelo aumento das compras de veículos e mercadorias online, refletindo a dinâmica robusta da economia no final do ano.
Mercado de Dívida
Global
- Os investidores colocaram um valor recorde de 600 mil milhões de dólares em fundos de obrigações globais este ano, aproveitando os rendimentos mais elevados em décadas e apostando num 2025 incerto. A BlackRock destacou que a procura por rendimento fixo voltou aos níveis mais elevados dos últimos 20 anos.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- O Grupo Alibaba anunciou que venderá a sua unidade de grandes armazéns chineses, Intime, registando um prejuízo de 1,3 mil milhões de dólares, como parte da remodelação para se focar no comércio eletrónico.
- Honda Motor e Nissan Motor vão iniciar negociações para uma fusão, numa tentativa de competir com os principais fabricantes mundiais de veículos elétricos, informou o jornal Nikkei na terça-feira.
Europa e Rússia
- O regulador britânico aprovou o acordo de aquisição da Britvic pela Carlsberg, numa transação de 4,23 mil milhões de dólares, criando uma “potência” no mercado de bebidas do Reino Unido.
- A Stellantis garantiu que manterá todas as fábricas italianas abertas e aumentará a produção a partir de 2026, impulsionada pelo lançamento de novos modelos. O governo italiano prometeu mais de mil milhões de euros em apoios ao setor automóvel no próximo ano.
América do Norte
- Os EUA vão conceder um empréstimo recorde de 15 mil milhões de dólares à PG&E, sediada na Califórnia, para reforçar a rede elétrica e aumentar a resiliência climática.
- O Walmart estabeleceu uma parceria estratégica com a Meituan, na China, para acelerar o seu negócio de comércio eletrónico no país, com serviços de entrega a serem disponibilizados através da popular aplicação chinesa.
Mercado Cambial
Major Currencies
- A libra esterlina subiu com o crescimento dos salários no Reino Unido a superar as expectativas, reduzindo as probabilidades de um corte das taxas de juro pelo Banco de Inglaterra em 2025.
- O dólar americano ganhou força contra as principais moedas após dados robustos de vendas a retalho, que reforçam o impulso económico nos EUA e aumentam o foco na reunião da Reserva Federal.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os preços do petróleo caíram cerca de 2%, atingindo mínimos de uma semana, devido a preocupações com a procura após notícias económicas negativas da China e da Alemanha.
Agricultura
- Os futuros do açúcar caíram acentuadamente, impulsionados pelas vendas dos produtores brasileiros, que aproveitaram uma moeda local fraca e uma perspetiva de boa oferta.
Mercado Cripto
Global
- O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, reuniu-se com o CEO da Crypto.com, Kris Marszalek, sinalizando a vontade de implementar políticas favoráveis ao setor cripto na próxima administração.
Altcoins
- A Ripple anunciou o início da negociação da sua nova stablecoin, Ripple USD (RLUSD), em várias bolsas internacionais a 17 de dezembro.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 17 Dezembro 2024, formato “Geral”, atualizado com informações até 17 de Dezembro de 2024. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)