
Principais destaques do dia 18 Dezembro 2024, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
- EUA, FED: O Banco Central dos EUA reduziu as taxas de juro em 25 pontos base na quarta-feira, mantendo o foco no progresso da redução da inflação. O presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, afirmou que novas reduções dependerão de avanços adicionais.
- EUA, FED: Lorie Logan, da Fed de Dallas, sugeriu que o fim do apoio ao mercado da era pandémica está próximo, com os saldos de acordos de recompra a aproximarem-se de níveis baixos, marcando uma nova fase para as reservas bancárias.
Macroeconomia
- Europa e Rússia: A inflação britânica atingiu um máximo de oito meses em novembro, mas os preços dos serviços permaneceram estáveis, reduzindo a pressão sobre o Banco de Inglaterra.
Mercado de Dívida
- Ásia e Médio Oriente: As taxas de rendibilidade das obrigações do Tesouro japonês caíram, com os investidores a apostarem que o Banco do Japão manterá as taxas estáveis na próxima reunião.
- América do Norte: Após o corte de 25 pontos base pela Fed, os rendimentos do Tesouro subiram, embora o banco central tenha sinalizado uma desaceleração no ritmo de flexibilização em 2025.
Mercado Acionista
- Ásia e Médio Oriente: A CATL anunciou o desenvolvimento de 10 novos modelos de veículos eléctricos com baterias substituíveis, destacando planos para construir 1.000 estações de troca de baterias no próximo ano.
- Europa e Rússia: A Novo Holdings finalizou a aquisição da Catalent por 16,5 mil milhões de dólares, fortalecendo a sua presença no setor de produção de medicamentos.
- América do Norte: A Boeing retomou a produção de todos os programas de aviões interrompidos devido à greve de sete semanas de maquinistas, incluindo o 737 MAX.
Mercado Cambial
- Dólar Americano: Subiu face às principais moedas, atingindo o nível mais alto em dois anos, impulsionado pelo corte nas taxas de juro e pela orientação futura da Reserva Federal.
Mercado Mercadorias
- Energia: Os futuros do gás natural nos EUA subiram 2%, com o aumento da procura devido ao frio extremo e ao fluxo elevado para fábricas de exportação de LNG.
- Metais: O ouro caiu mais de 2%, atingindo mínimos de um mês, com os rendimentos das obrigações e o dólar em alta após o corte de taxas da Fed.
Mercado Cripto
- Bitcoin: Jerome Powell afirmou que o Federal Reserve não planeia mudanças legais para permitir a Bitcoin. O mercado de criptomoedas caiu após o corte de 25 pontos base e os sinais de menos cortes em 2025.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 18 Dezembro 2024, formato “Geral”, atualizado com informações até 18 de Dezembro de 2024. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)