
Principais destaques do dia 06 Janeiro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
Bancos Centrais
- O governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, afirmou na segunda-feira que o banco central irá aumentar as taxas de juro se a economia continuar a melhorar, embora tenha sublinhado a necessidade de ter em conta vários riscos ao decidir quando é que vai puxar o gatilho.
- O Banco de Israel deixou as taxas de juro inalteradas pela oitava reunião consecutiva na segunda-feira, citando as expectativas de uma inflação mais elevada e a incerteza económica devido à guerra de Israel contra o grupo militante palestiniano Hamas em Gaza.
Política
- O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, vai anunciar na segunda-feira a sua intenção de abandonar o cargo de líder dos liberais no poder, após nove anos de mandato, mas manter-se-á no cargo até que o partido escolha um substituto, noticiou a CBC News.
Macroeconomia
Europa e Rússia
- A economia da zona euro terminou o ano de 2024 num estado frágil, de acordo com um inquérito que revelou que a atividade global contraiu-se pelo segundo mês consecutivo em dezembro, uma vez que uma recuperação modesta no setor dos serviços não conseguiu compensar uma quebra mais profunda na indústria transformadora.
América do Norte
- As novas encomendas de produtos manufacturados nos Estados Unidos caíram em novembro, devido à fraca procura de aviões comerciais, enquanto as despesas das empresas em equipamento parecem ter abrandado no quarto trimestre, revelaram dados governamentais na segunda-feira.
- A economia de serviços do Canadá deteriorou-se pela primeira vez em três meses em dezembro, uma vez que a greve dos trabalhadores dos correios pesou sobre a atividade e o trabalho pendente caiu, mostraram na segunda-feira os dados do PMI de serviços do Canadá da S&P Global.
Mercado de Dívida
América do Norte
- O rendimento de referência do Tesouro a 10 anos atingiu o valor mais elevado desde maio na segunda-feira, enquanto o rendimento a 30 anos registou um máximo de 14 meses antes do leilão do Tesouro de dívida com prazos mais longos nos próximos dois dias.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A Foxconn, o maior fabricante de eletrónicos contratados do mundo, superou as expectativas ao registar a sua maior receita de sempre no quarto trimestre, devido à forte procura contínua por servidores de inteligência artificial (IA). A receita saltou 15,2% para 64,72 mil milhões de dólares, disse a Foxconn em um comunicado no domingo. A robusta procura de servidores de IA levou a um forte crescimento da receita da sua divisão de produtos de nuvem e rede.
- A Xpeng Motors da China e a Volkswagen concordaram em expandir a sua parceria para cooperar em redes de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos na China, disseram os fabricantes de automóveis na segunda-feira. As empresas assinaram um memorando de entendimento para abrir as suas respetivas redes de carregamento rápido aos clientes uma da outra, que compreendem mais de 20.000 postos de carregamento em 420 cidades na China.
América do Norte
- A Microsoft está a planear investir cerca de 80 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2025 no desenvolvimento de centros de dados para treinar modelos de inteligência artificial (IA) e implementar IA e aplicações baseadas na nuvem, disse a empresa numa publicação de blogue na sexta-feira.
- O Lucid Group superou as expectativas de entregas trimestrais na segunda-feira, uma vez que o fabricante de veículos elétricos de luxo apoiado pela Arábia Saudita baixou os preços e ofereceu financiamento mais barato para impulsionar a procura, fazendo com que as suas ações subissem mais de 6%.
- A SolarEdge Technologies disse na segunda-feira que iria despedir 400 funcionários em todo o mundo, o seu quarto anúncio de corte de postos de trabalho nos últimos 12 meses, uma vez que o fabricante de inversores solares sediado nos EUA enfrenta uma recessão em todo o setor.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar caiu até 1,07% na sessão contra uma cesta de moedas principais, depois que o Washington Post informou que os assessores de Trump estavam explorando planos que aplicariam tarifas a todos os países – mas apenas em setores considerados críticos para a segurança nacional ou económica dos EUA, aliviando as preocupações sobre taxas mais severas e amplas.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os preços do petróleo diminuíram em negociações voláteis na segunda-feira, com algumas notícias económicas baixas dos Estados Unidos e da Alemanha compensando o apoio de um dólar americano mais fraco e previsões de aumento da procura de energia devido a uma tempestade de inverno.
- Os futuros do gás natural nos Estados Unidos subiram cerca de 10%, atingindo o valor mais alto de uma semana, num comércio volátil, na segunda-feira, com as tempestades de inverno a assolarem a metade oriental do país, provocando um declínio da produção, uma vez que alguns poços e condutas de petróleo e gás congelaram.
Mercado Cripto
Bitcoin
- Os influxos de cripto dispararam para 585 milhões de dólares nos primeiros três dias de negociação de 2025, marcando um forte início de ano. No entanto, a semana inteira, que incluiu os dois últimos dias de negociação de 2024, registou saídas líquidas de 75 milhões de dólares.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 06 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 06 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)