Destaques do Dia – 07 Jan 25

Principais destaques do dia 07 Jan 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.    

Política e Política Monetária

Bancos Centrais

  • O banco central da China adicionou ouro às suas reservas em dezembro, pelo segundo mês consecutivo, após uma retoma em novembro, depois de um hiato de seis meses, mostraram dados oficiais do Banco Popular da China (PBOC) na terça-feira.

Geopolítica

  • O Presidente eleito Donald Trump não excluiu, na segunda-feira, a possibilidade de uma ação militar ou económica como parte do seu desejo declarado de que os Estados Unidos retomem o controlo do Canal do Panamá e adquiram o território dinamarquês da Gronelândia.

Macroeconomia

Ásia e Médio Oriente

  • A Índia prevê um crescimento anual de 6,4% no ano que termina em março, o mais lento em quatro anos e abaixo do limite inferior da projeção inicial do governo, arrastado por um setor industrial mais fraco e por investimentos empresariais mais baixos.

Europa e Rússia

  • A inflação da zona euro acelerou em dezembro para 2,4%, um indesejável, mas antecipado, sinal que não deverá fazer desistir de novos cortes nas taxas de juro do Banco Central Europeu.

América do Norte

  • A atividade do setor dos serviços dos Estados Unidos acelerou em dezembro, mas o aumento de uma medida dos preços pagos pelos fatores de produção, que atingiu um máximo de dois anos, indicou uma inflação elevada, consistente com a projeção da Reserva Federal de menos cortes nas taxas de juro este ano.

Mercado de Dívida

Europa e Rússia

  • Os custos dos empréstimos a longo prazo do Estado britânico atingiram, na terça-feira, o valor mais elevado desde 1998, agravando os problemas com que se confronta a ministra das Finanças, Rachel Reeves, que planeia pedir emprestado centenas de milhares de milhões de libras para financiar investimentos e despesas públicas mais elevados.

América do Norte

  • As taxas de juro de referência do Tesouro a 10 anos dos EUA atingiram um máximo de oito meses na terça-feira, depois de dados melhores do que o esperado apontarem para uma economia forte e de o Tesouro ter leiloado 39 mil milhões de dólares de notas para uma procura média.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse na segunda-feira que adicionou a gigante chinesa da tecnologia Tencent Holdings e o fabricante de baterias CATL a uma lista de empresas que diz trabalharem com os militares da China, numa ação que deverá aumentar as tensões entre os EUA e a China.
    As ações da Tencent, cotadas em Hong Kong, caíram 7,3% na terça-feira, perdendo cerca de 35,4 mil milhões de dólares em valor de mercado. As ações da CATL, cotadas em Shenzhen, fecharam 2,8% mais baixas, reduzindo 4,4 mil milhões de dólares em valor de mercado.
    Ambas as empresas consideraram a medida, que ocorre duas semanas antes da tomada de posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, um “erro”. A Tencent disse na terça-feira que os seus negócios não seriam afetados e que iria iniciar um processo de reconsideração para corrigir a sua inclusão e, se necessário, iria empreender procedimentos legais.
    A CATL, o maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, declarou que “não está envolvida em quaisquer atividades relacionadas com militares”.
    A Samsung Electronics, o maior fabricante mundial de chips de memória, deve prever na quarta-feira que seu crescimento de lucro continuou a desacelerar no quarto trimestre, enquanto lutava para acompanhar a forte demanda por chips de inteligência artificial.

Europa e Rússia

  • A marca Dacia da Renault reduziu o preço do seu veículo elétrico de baixo custo em 2.000 euros em França, na terça-feira, parte de uma onda de descontos esperados na Europa este ano para impulsionar as vendas estagnadas de veículos elétricos.
    Espera-se que os fabricantes de automóveis na Europa se baseiem em descontos para impulsionar mais vendas de veículos elétricos e ajudá-los a cumprir as novas regras de emissões mais rigorosas da União Europeia.
    Pelo menos um quinto de todas as vendas europeias da maioria das empresas de automóveis deve ser de veículos elétricos para evitar multas pesadas, mas apenas 13% dos veículos vendidos na região durante os primeiros 11 meses de 2024 eram elétricos, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

América do Norte

  • A Microsoft vai investir cerca de 3 mil milhões de dólares para expandir a capacidade de inteligência artificial e os seus serviços de computação em nuvem Azure na Índia, disse o CEO Satya Nadella na terça-feira.
    O gigante da tecnologia é o mais recente a prometer investimento na Índia, um país visto como um mercado de crescimento fundamental para as empresas de tecnologia dos EUA, graças à sua população de mais de 1,4 mil milhões de pessoas e ao acesso à Internet de baixo custo.
  • A AbbVie baixou a sua previsão de lucros ajustados para 2024 na segunda-feira, uma vez que o fabricante de medicamentos incorreu em 1,6 mil milhões de dólares em despesas de aquisição relacionadas com pagamentos de marcos, bem como custos de investigação e desenvolvimento.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O dólar fortaleceu-se na terça-feira, com os dados económicos dos EUA a mostrarem um mercado de trabalho geralmente estável e um setor de serviços ainda robusto, sugerindo que a Reserva Federal irá provavelmente abrandar o ritmo do seu atual ciclo de redução de taxas.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os preços do petróleo subiram na terça-feira, impulsionados pelas preocupações com a oferta limitada da Rússia e do Irão, devido às sanções ocidentais, e pela expetativa de uma maior procura por parte da China.
  • Os futuros do gás natural nos Estados Unidos caíram cerca de 7% na terça-feira, devido às previsões de uma menor procura de aquecimento esta semana do que o esperado anteriormente.

Agricultura

  • As compras de cacau no Gana caíram em dezembro devido a atrasos nos pagamentos da comissão de comercialização estatal, relacionados com as eleições, e ao financiamento apertado dos exportadores.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • Os mercados de criptomoedas tropeçaram com o Bitcoin perdendo o nível de 100.000 dólares na manhã de terça-feira nos EUA, com duas publicações de dados económicos dos EUA mais fortes do que o esperado.

Altcoins

  • A Ripple anunciou que começou a utilizar a norma Chainlink, com o objetivo de introduzir os dados de preços da moeda estável Ripple USD (RLUSD) na blockchain.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 07 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 07 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)