Destaques do Dia – 08 Jan 25

Principais destaques do dia 08 Janeiro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.    

Política e Política Monetária

Geopolítica

  • O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, está a considerar declarar uma emergência económica nacional para dar justificação legal a uma série de tarifas universais sobre aliados e adversários, noticiou a CNN na quarta-feira, citando fontes anónimas familiarizadas com o assunto.

Bancos Centrais

  • Os funcionários da Reserva Federal concordaram que a inflação deverá continuar a abrandar este ano, mas também viram um risco crescente de que as pressões sobre os preços possam permanecer fortes, uma vez que os decisores políticos começaram a debater-se com o impacto das políticas esperadas da nova administração Trump, mostraram na quarta-feira as atas da reunião do banco central dos EUA de 17 e 18 de dezembro.

Macroeconomia

Ásia e Médio Oriente

  • A inflação dos preços no consumidor australiano subiu de um mínimo de três anos em novembro, devido ao aumento dos custos da eletricidade, mas a queda da inflação subjacente reforçou os argumentos a favor de uma redução das taxas de juro já no próximo mês.

Mercado de Dívida

Global

  • Uma forte venda em alguns dos maiores mercados de obrigações dos governos mundiais e um aumento contínuo do dólar enviaram ondas de choque através dos mercados financeiros, com a dor a agravar-se à medida que cresce a incerteza sobre as políticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

Europa e Rússia

  • Os preços das obrigações do Tesouro britânico caíram acentuadamente pelo segundo dia consecutivo, na quarta-feira, empurrando os rendimentos a 10 anos para o valor mais elevado desde agosto de 2008, enquanto os rendimentos a 30 anos atingiram um novo máximo de 26 anos, num movimento que irá aumentar a pressão sobre as finanças públicas.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • O lucro operacional preliminar do quarto trimestre da Samsung Electronics não cumpriu as estimativas por uma grande margem, com o gigante tecnológico sul-coreano a ser duramente atingido por custos adicionais, uma vez que está a trabalhar no sentido de fornecer chips topo de gama à Nvidia.
    Os seus lucros foram afetados pelo aumento dos custos de investigação e desenvolvimento e pelo aumento da capacidade de fabrico de semicondutores avançados, afirmou a empresa num comunicado. O abrandamento da procura de chips de memória convencionais utilizados em PCs e telemóveis também pesou nos lucros, acrescentou.

Europa e Rússia

  • A Shell reduziu na quarta-feira as suas perspetivas de produção de gás natural liquefeito para o quarto trimestre e afirmou que os resultados do negócio do petróleo e do gás deverão ser significativamente inferiores aos dos três meses anteriores.

América do Norte

  • A Exxon Mobil sinalizou na terça-feira que os lucros da refinação de petróleo acentuadamente mais baixos e a fraqueza em todos os seus negócios reduziriam os seus ganhos do quarto trimestre em cerca de 1,75 mil milhões de dólares em relação ao trimestre anterior. A grande petrolífera também afirmou, num documento apresentado à SEC, que as vendas de ativos a montante beneficiariam os resultados em cerca de 400 milhões de dólares, mas que as depreciações globais custariam cerca de 600 milhões de dólares. O registo da empresa não especificou a razão para as imparidades.
  • A Johnson & Johnson anunciou na quarta-feira que suspendeu temporariamente o lançamento do seu dispositivo cardíaco Varipulse nos Estados Unidos, enquanto a empresa investiga quatro eventos de AVC registados.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O dólar americano subiu pela segunda sessão consecutiva na quarta-feira, com os rendimentos das obrigações dos EUA a continuarem o seu recente avanço, na sequência de um relatório de que o presidente eleito Donald Trump estava a contemplar o uso de medidas de emergência para permitir um novo programa de tarifas.
  • O dólar australiano voltou a estar sob pressão na quarta-feira, com os dados que mostram um abrandamento da inflação de base a manterem viva a perspetiva de um corte nas taxas de juro já em fevereiro.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os futuros do gás natural nos EUA subiram cerca de 6% em mais um dia volátil de negociações, na quarta-feira, devido às previsões de uma maior procura de aquecimento do que o esperado anteriormente e ao facto de os poços congelados terem reduzido a produção. O frio extremo no Nordeste, entretanto, impulsionou os preços do gás à vista para o seu nível mais alto desde janeiro de 2024.
  • Os preços do petróleo caíram mais de 1% na quarta-feira, com um dólar mais forte e grandes aumentos nos stocks de combustível dos EUA na semana passada pressionando os preços, revertendo os ganhos anteriores impulsionados pela redução da oferta da Rússia e de outros membros da OPEC.

Mercado Cripto

  • A violenta queda de dois dias liquidou quase 1.000 milhões de dólares em posições de derivados alavancados em ativos cripto, predominantemente comprados apostando em preços mais altos, mostram os dados da CoinGlass.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 08 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 08 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)