Destaques do Dia – 14 Jan 25

Principais destaques do dia 14 janeiro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.    

Política e Política Monetária

  • O Banco do Japão debaterá na próxima semana um possível aumento das taxas de juro, impulsionado por perspetivas de ganhos salariais sustentados e maior clareza política com a tomada de posse do Presidente eleito Donald Trump, segundo o Vice-Governador Ryozo Himino.

Macroeconomia

América do Norte

  • Os preços no produtor dos EUA subiram menos do que o previsto em dezembro, sugerindo que a inflação permanece numa trajetória descendente, apesar de avanços mais lentos nos últimos meses.
  • A tomada de posse de Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira, é aguardada com expectativa global, dado o seu potencial para gerar políticas inflacionárias que podem desafiar os bancos centrais, incluindo a Reserva Federal.

Mercado de Dívida

Ásia e Médio Oriente

  • Os rendimentos das obrigações do Tesouro japonês atingiram novos máximos de 14 anos, impulsionados por rendimentos mais altos nos EUA e especulação sobre uma potencial subida das taxas pelo Banco do Japão.

América do Norte

  • Os rendimentos do Tesouro dos EUA recuaram na terça-feira, refletindo dados moderados de preços no produtor e uma correção de mercado que beneficiou investidores que aproveitaram para cobrir posições curtas.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A S&P Global Ratings reviu a perspetiva de crédito da Nissan Motor para negativa, citando uma recuperação mais lenta do que o esperado no desempenho comercial.
  • As ações da HCLTech caíram 10% na terça-feira, após resultados trimestrais abaixo das expectativas e um ajuste conservador nas previsões anuais de vendas.

Europa e Rússia

  • A Lindt & Spruengli aumentou a estimativa de margem para 2024 e prevê mais crescimento de vendas em 2025, com um crescimento orgânico de 7,8% no último ano, apesar dos aumentos de preços.
  • As vendas globais da Volkswagen caíram 2,3% em 2024, com quedas significativas na Alemanha (-2,2%) e na China (-10%). No entanto, as vendas de veículos elétricos na China cresceram 8%, compensando parcialmente o desempenho global.

América do Norte

  • A Boeing reportou uma recuperação nas entregas de jatos em dezembro, após interrupções causadas por uma greve laboral, mas fechou 2024 com o menor volume anual de entregas desde a pandemia de COVID-19.
  • As ações da Eli Lilly caíram 8% na terça-feira, após previsões de vendas do medicamento para perda de peso Zepbound abaixo das estimativas de Wall Street, marcando a segunda decepção desde o lançamento do produto.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O dólar recuou face ao euro na terça-feira, embora ainda permanecesse próximo do seu nível mais alto em mais de dois anos, com dados iniciais de inflação não oferecendo garantias de cortes iminentes nas taxas da Reserva Federal.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os preços do petróleo caíram na terça-feira, devido a previsões de procura estável nos EUA para 2025, mas o declínio foi mitigado por novas sanções americanas às exportações de petróleo da Rússia para Índia e China.
  • Os preços do gás grossista nos Países Baixos e na Grã-Bretanha recuaram na terça-feira, após uma realização de lucros que seguiu uma alta de 7% na sessão anterior.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • Os mercados de derivados de Bitcoin permanecem sobreaquecidos, indicando que um excesso de alavancagem ainda precisa ser ajustado. Condições económicas desfavoráveis, como inflação sustentada nos EUA, podem agravar ainda mais as pressões no mercado antes de uma possível recuperação.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 14 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 14 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)