Destaques do Dia – 22 Jan 25

Principais destaques do dia 22 Janeiro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.    

Política e Política Monetária

  • Banco Central Europeu (BCE): Os decisores do BCE alinharam-se em relação a novas reduções nas taxas de juro, indicando que um corte já está praticamente confirmado para a próxima semana. Christine Lagarde, presidente do BCE, juntamente com outros membros do conselho, reforçou a necessidade de avançar com a flexibilização da política monetária, mesmo com incertezas no horizonte. Lagarde referiu que, embora o ritmo das medidas dependa dos dados económicos, a direção está definida.
  • Tarifas dos EUA: O Presidente Donald Trump voltou a sinalizar potenciais tarifas de 10% sobre importações da China e de 25% contra o Canadá, México e União Europeia, mencionando questões como o tráfico de fentanil. Apesar disso, não implementou medidas imediatas, como havia prometido durante a campanha, optando por definir 1 de fevereiro como o novo prazo para estas decisões.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • CATL: O maior fabricante de baterias do mundo reportou uma queda anual nas receitas pela primeira vez desde 2015, devido a ajustes nos preços dos produtos que acompanharam a descida dos custos das matérias-primas. Apesar disso, os volumes de vendas subiram e o lucro líquido cresceu entre 11,1% e 20,1%, o aumento mais lento desde 2019. As ações da empresa caíram quase 4% na quarta-feira.
  • Tata Communications: A empresa registou um aumento de 3,5% no lucro do terceiro trimestre, atribuído à forte procura pelos seus serviços de dados. As receitas gerais cresceram 3,8%, apesar de um aumento de 10,4% nos custos relacionados à rede e transmissão.

Europa e Rússia

  • EasyJet: Apesar de uma redução significativa no prejuízo operacional do primeiro trimestre, para 40 milhões de libras, contra 117 milhões no ano anterior, as ações da companhia caíram devido às perspetivas de receitas mais fracas no segundo trimestre. A procura por viagens de verão, contudo, permanece sólida.
  • Ryanair: A companhia anunciou cortes operacionais em Roma, citando aumentos significativos nos custos aeroportuários e impostos locais. Estas restrições ameaçam a conectividade aérea e o turismo na capital italiana, particularmente num ano com eventos de grande afluência de visitantes.

América do Norte

  • Netflix: A gigante do streaming superou todas as expectativas no trimestre de férias, adicionando 18,9 milhões de novos subscritores, graças à sua entrada no mercado de desportos ao vivo e conteúdos populares como a transmissão de jogos da NFL e o regresso da série “Squid Game”. Este desempenho levou a uma valorização expressiva das ações no pré-mercado.
  • P&G: A empresa reportou um aumento de 2,1% nas receitas líquidas trimestrais, superando as estimativas. Nos Estados Unidos, o maior mercado da empresa, os volumes cresceram 4%, enquanto na China registou-se uma diminuição de 3%, uma melhoria em relação a trimestres anteriores.

Mercado Cambial

  • O dólar apresentou oscilações numa sessão marcada pela incerteza em torno das políticas tarifárias de Trump. Apesar disso, a moeda americana manteve-se relativamente estável em relação aos seus pares pelo segundo dia.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Petróleo: O Presidente Trump delineou um plano para maximizar a produção de petróleo e gás nos EUA, que inclui acelerar licenças, retroceder em proteções ambientais e priorizar exportações americanas de energia.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 22 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 22 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)