
Principais destaques do dia 04 Fevereiro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
- Conflito EUA-China: A China retaliou rapidamente após os novos direitos aduaneiros dos EUA sobre produtos chineses, impondo tarifas de 15% sobre o carvão e o LNG dos EUA, e de 10% sobre petróleo bruto, equipamentos agrícolas e veículos. Além disso, iniciou uma investigação anti-monopólio contra a Google e adicionou a PVH Corp e a Illumina a uma lista de potenciais sanções.
- Tarifas Temporariamente Suspensas: O Presidente Donald Trump suspendeu por 30 dias as tarifas de 25% sobre o México e o Canadá após acordos sobre segurança fronteiriça.
Mercado de Dívida
América do Norte
- Títulos do Tesouro: Os rendimentos do Tesouro dos EUA caíram, com a volatilidade a aumentar devido à incerteza em torno da política comercial de Trump, apesar da suspensão temporária das tarifas ao México e ao Canadá.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- Resultados do MUFG: O lucro do MUFG subiu 32% no terceiro trimestre, impulsionado por empréstimos internacionais e a participação no Morgan Stanley. O SMFG e o Mizuho registaram aumentos de 54% e 28%, respetivamente.
Europa e Rússia
- Volvo Cars: As vendas caíram 5% em janeiro devido ao impacto do Ano Novo Chinês, mas as vendas de veículos eletrificados subiram 17%, representando 44% do total.
- Vodafone: Enfrenta dificuldades na Alemanha, com uma queda de 6,4% nas receitas de serviços no terceiro trimestre, devido a mudanças regulatórias e maior concorrência.
América do Norte
- PayPal: As ações caíram 5% no pré-mercado devido à redução da margem operacional, apesar de um crescimento de 4% na receita trimestral e um lucro acima das expectativas.
- PepsiCo: Apresentou lucros trimestrais abaixo das expectativas, com uma diminuição de 0,2% nas receitas, afetada pela menor procura nos EUA.
Mercado Cambial
Moedas Principais
- Dólar Americano: O dólar recuou, com os mercados a interpretarem as ameaças tarifárias de Trump como uma tática de negociação. No entanto, as tarifas de 10% sobre importações chinesas começaram a vigorar, mantendo a volatilidade cambial elevada.
Mercado Mercadorias
Energia
- Preços do Petróleo: Caíram com o início das tarifas dos EUA sobre a China e as medidas retaliatórias de Pequim, aumentando o receio de uma escalada nas tensões comerciais.
Mercado Cripto
Altcoins
- ETFs de Ethereum: Registaram um volume recorde de 1,5 mil milhões de dólares na segunda-feira, com entradas de 84 milhões de dólares, demonstrando forte interesse dos investidores, apesar da volatilidade do mercado.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 04 Fevereiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 04 de Fevereiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)