Destaques do Dia – 03 Jun 25

Principais destaques do dia 03 Junho 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.    


Global

  • Os índices bolsistas norte-americanos subiram na terça-feira, impulsionados pelos ganhos da Nvidia e de outros fabricantes de chips, enquanto os investidores aguardavam eventuais negociações entre os Estados Unidos e os seus parceiros comerciais para obterem mais clareza sobre os planos de tarifas de Washington.
    O presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping deverão conversar ainda esta semana, segundo a Casa Branca, poucos dias após Trump acusar a China de violar um acordo sobre tarifas e restrições comerciais.
    A administração norte-americana está a exigir que os países apresentem as suas melhores propostas até quarta-feira, com o objetivo de acelerar as conversações antes de um prazo autoimposto de cinco semanas, conforme revela um projeto de carta visto pela Reuters.

Política

  • O partido de extrema-direita holandês PVV, liderado por Geert Wilders, abandonou a coligação governamental na terça-feira, um movimento que deverá derrubar o actual governo de direita e possivelmente levar a eleições antecipadas.
    Este cenário eleitoral poderá ocorrer numa altura em que a extrema-direita está em ascensão na Europa, sendo visto como um teste crucial ao impacto da contestação social à migração e ao custo de vida, bem como à coesão da UE perante a Rússia e ao apoio transatlântico a Donald Trump.

Bancos Centrais

  • Austan Goolsbee, presidente da Reserva Federal de Chicago, afirmou na terça-feira que o impacto inflacionista das tarifas impostas pelos EUA poderá surgir rapidamente, embora o abrandamento económico resultante leve mais tempo a manifestar-se.
    Goolsbee salientou que muitas empresas tencionam transferir o aumento de custos para os consumidores, pelo que os efeitos poderão surgir nos dados de inflação dentro de um ou dois meses.
  • O governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, afirmou que a economia japonesa poderá resistir ao impacto das tarifas dos EUA e manter um ciclo de inflação sustentado com aumento salarial, sinalizando abertura a futuras subidas das taxas de juro.
    Ueda advertiu que as tarifas podem afetar negativamente as exportações, o investimento e os salários no Japão, mas acrescentou que os lucros empresariais historicamente elevados poderão amortecer estes impactos.
    O responsável não indicou quando ocorrerá o próximo aumento de taxas, reiterando que dependerá da evolução económica e dos preços.

Macroeconomia

  • A inflação da zona euro caiu para 1,9% em maio de 2025, abaixo do objetivo do ECB, apoiada por custos mais baixos nos serviços e na energia, o que reforça as expectativas de nova flexibilização monetária.
    Segundo o Eurostat, a inflação subjacente recuou para 2,3%, com uma desaceleração expressiva nos serviços (de 4,0% para 3,2%), o que ajuda a conter as pressões de longo prazo, mesmo num contexto de tensões comerciais globais.
  • Nos Estados Unidos, as vagas de emprego aumentaram em abril, mas os despedimentos registaram o maior crescimento em nove meses, sinalizando um abrandamento do mercado de trabalho.
    O relatório JOLTS indicou também uma queda acentuada no número de trabalhadores a deixarem os seus empregos voluntariamente, uma tendência associada a uma menor confiança dos consumidores quanto às oportunidades laborais futuras.

Mercado de Dívida

Aeroespacial e Defesa

  • A Airbus entregou cerca de 51 aviões em maio de 2025, segundo fontes do sector, o que representa uma redução de 4% face ao mesmo mês do ano anterior.
    No acumulado do ano, as entregas atingiram aproximadamente 243 aviões, uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2024.

Agricultura

  • O açúcar bruto recuou 0,95%, para 16,72 cêntimos de dólar por libra-peso às 14h34 GMT, depois de atingir um mínimo de quatro anos.
    A pressão descendente nos preços resulta de uma perspectiva positiva para as colheitas na Índia e Tailândia, impulsionadas por um início robusto da época das chuvas.
    Além disso, a Petrobras cortou o preço da gasolina pela primeira vez desde 2023, o que pode incentivar a produção de açúcar em detrimento do etanol no Brasil.
    O açúcar branco caiu 0,5%, para 468,70 dólares por tonelada métrica.

Blockchain

  • Num documento submetido à SEC na segunda-feira, a empresa revelou a aquisição de mais 705 BTC entre 26 de maio e 1 de junho, elevando o total para 580.955 moedas.
    A compra representou um custo agregado de 75,1 milhões de dólares, ou cerca de 106.495 dólares por Bitcoin.
    No total, os investimentos em Bitcoin da Strategy atingem agora cerca de 40,68 mil milhões de dólares, com um custo médio de 70.023 dólares por token.

Cambial

  • O yuan chinês desvalorizou-se face ao dólar na terça-feira, após o feriado, com os investidores expectantes quanto ao possível desenrolar das tensões sino-americanas.
    A expectativa de um contacto entre Trump e Xi Jinping mantém os mercados atentos após as acusações de Washington sobre incumprimento de acordos por parte da China relativamente às tarifas.

Energia

  • Os futuros do gás natural dos EUA subiram cerca de 1% na terça-feira, atingindo um máximo de três semanas, sustentados pela recente queda da produção, que compensou previsões de menor procura e fluxos mais reduzidos de LNG para exportação nas próximas duas semanas.
    No Canadá, os preços do gás no hub AECO, em Alberta, caíram para um mínimo de oito meses, nos 6,3 cêntimos por mmBtu, devido a um estrangulamento logístico causado pelos incêndios florestais.
  • O petróleo valorizou-se na terça-feira, impulsionado pela intensificação do conflito na Ucrânia, apesar das negociações de paz em curso na Turquia, e pela recusa do Irão em aceitar uma nova proposta de acordo nuclear dos EUA, que permitiria aliviar sanções sobre a produção iraniana.

Tecnologia

  • A Meta Platforms anunciou na terça-feira um acordo com a Constellation Energy para garantir o funcionamento contínuo, durante 20 anos, de um reactor nuclear da empresa em Illinois.
    Este é o primeiro acordo deste tipo entre uma gigante tecnológica e uma central nuclear nos EUA.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 03 Junho 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 03 de Junho de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)