
Principais destaques do dia 06 Junho 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Global
- As ações dos Estados Unidos subiram na sexta-feira, impulsionadas por um relatório de emprego melhor do que o esperado, que ajudou a aliviar os receios sobre a economia. A Tesla recuperou parte das perdas registadas na sessão anterior e o sector tecnológico continuou a apresentar ganhos.
Política
- A China concedeu licenças temporárias de exportação de terras raras a fornecedores das três maiores construtoras automóveis dos EUA, segundo fontes próximas do processo, numa altura em que começam a surgir perturbações nas cadeias de abastecimento devido às restrições impostas por Pequim.
Os fornecedores da General Motors, Ford e Stellantis receberam autorização para algumas licenças de exportação na segunda-feira. - O presidente dos EUA, Donald Trump, rejeitou qualquer intenção de diálogo com Elon Musk, apesar de relatos prévios que sugeriam uma possível conversa. Um responsável da Casa Branca confirmou na sexta-feira que não estava prevista qualquer chamada telefónica entre os dois, num momento de tensão relacionado com o plano de cortes fiscais da administração.
Política Monetária
- Os decisores da Reserva Federal mantêm-se cautelosos quanto à redução das taxas de juro, reforçados por dados do mercado laboral divulgados na sexta-feira que demonstram resiliência económica, mesmo em contexto de mudanças tarifárias.
O relatório mensal indicou que a taxa de desemprego permaneceu em 4,2% em maio, com a criação de 139 mil empregos, abaixo da média de 160 mil do ano anterior, mas sem sinais de colapso iminente.
Macroeconomia
- O crescimento do emprego nos EUA abrandou em maio devido à incerteza gerada pelas tarifas comerciais da administração Trump, mas os salários continuam a crescer de forma robusta, sustentando a possibilidade de manutenção da trajetória económica.
Revisões em baixa indicaram que foram criados menos 95.000 empregos em março e abril do que o inicialmente estimado. Apesar disso, a taxa de desemprego manteve-se em 4,2% pelo terceiro mês consecutivo, com uma saída significativa de 625.000 pessoas da força de trabalho, refletindo menor confiança dos trabalhadores. - A taxa de desemprego no Canadá atingiu 7% em maio, o valor mais elevado desde setembro de 2016 (excluindo o período da pandemia), de acordo com dados da Statistics Canada divulgados na sexta-feira.
O número total de desempregados atingiu 1,6 milhões, representando um aumento de quase 14% face ao mesmo mês do ano anterior.
Mercados Globais
Aeroespacial e Defesa
- Um Boeing 737 MAX da Xiamen Airlines descolou de Seattle na sexta-feira, marcando o início do trajeto até à China após uma paragem abrupta nas entregas em abril, num contexto de agravamento das tensões comerciais entre Washington e Pequim.
O avião fez escala em Kailua-Kona, no Havai, como parte do itinerário padrão de reabastecimento nos voos transpacificamente destinados à China.
Agricultura
- O açúcar bruto caiu para 16,49 cêntimos de dólar por libra-peso, recuando 3,2% na semana e atingindo o nível mais baixo desde junho de 2021.
A perspetiva de colheitas abundantes na Índia e na Tailândia, graças a chuvas intensas e antecipadas, e a expectativa de um aumento na produção brasileira explicam parte da pressão sobre os preços.
No Brasil, a colheita foi acelerada por um período de tempo seco, mas as exportações continuam lentas, com apenas 2,25 milhões de toneladas exportadas em maio, uma queda de 19,5% face ao ano anterior.
O açúcar branco subiu 0,4% para 465,20 dólares por tonelada métrica.
Blockchain
- A disputa pública entre Donald Trump e Elon Musk contribuiu para um ambiente de elevada volatilidade nos mercados, provocando uma liquidação generalizada tanto de ações como de criptomoedas.
Segundo a CoinGlass, foram liquidadas mais de mil milhões de dólares em posições de criptoativos, sobretudo posições longas excessivamente alavancadas em Bitcoin e Ethereum.
Cambial
- O iene japonês poderá valorizar-se para a faixa dos 135–140 por dólar até ao final de 2025, à medida que a diferença entre as taxas de juro dos EUA e do Japão diminui, de acordo com declarações de um ex-diplomata cambial japonês.
Apesar das especulações de que Donald Trump possa pressionar o Japão a contribuir para o enfraquecimento do dólar, o fator dominante deverá continuar a ser o diferencial de taxas de juro.
Energia
- O petróleo bruto subiu mais de 1 dólar por barril na sexta-feira, encerrando a sua primeira semana de ganhos nas últimas três.
A subida foi impulsionada por dados positivos do mercado laboral dos EUA e pela retoma das negociações comerciais entre Washington e Pequim, que aumentaram o otimismo em relação ao crescimento nas duas maiores economias do mundo.
Saúde
- Os medicamentos Wegovy e Ozempic, da Novo Nordisk, poderão estar associados a um efeito secundário raro mas grave: uma doença ocular que pode provocar perda de visão, advertiu na sexta-feira o comité de segurança da Agência Europeia de Medicamentos.
A condição, conhecida como neuropatia ótica isquémica anterior não arterítica (NAION), poderá afetar até 1 em cada 10.000 utilizadores de semaglutido, ingrediente ativo também presente no Rybelsus, após pelo menos um ano de utilização.
Transporte
- As ações da Tesla recuperaram 4% na sexta-feira, após perdas acentuadas provocadas pela disputa pública entre Elon Musk e Donald Trump sobre política fiscal.
Apesar da recuperação parcial, uma trégua parecia improvável. Musk sinalizou abertura ao diálogo nas redes sociais, mas Trump afirmou à CNN que “nem sequer está a pensar em Elon”, sublinhando que o empresário “tem um problema”.
Inicialmente, especulava-se que ambos pudessem falar ainda durante o dia, mas fontes da Casa Branca confirmaram que tal não estava previsto.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 06 Junho 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 06 de Junho de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)